PUBLICIDADE

Tragédia em Santa Maria

Expressão das vítimas era de terror, diz servidora sobre corpos

28 jan 2013 - 10h48
(atualizado às 11h02)
Compartilhar
Exibir comentários

As mais de 200 mortes provocadas por um incêndio em uma boate de Santa Maria ganhou repercussão mundial e gerou uma grande mobilização na região. Voluntários se reuniram logo nas primeiras horas da manhã para prestar auxílio aos parentes das vítimas. Os corpos foram levados para o Ginásio Desportivo Municipal onde, durante todo dia familiares enfrentaram a indescritível tarefa de reconhecer seus mortos.

[VC] Está em Santa Maria? Envie fotos, vídeos e relatos da tragédia

Galeria de fotos: Veja quem são as vítimas do incêndio em boate de Santa Maria

“Eu fui lá ver os corpos e nunca mais vou me esquecer do que eu vi. A expressão deles era de terror”, diz a funcionária da prefeitura Liz Portanet, que perdeu ao menos um amigo na tragédia.  “Nem gosto muito de olhar, mas ele está sendo velado ali. Tenho colegas que trabalham na prefeitura que perderam filhos”, afirmou Liz durante a madrugada desta segunda-feira.

Apesar do cenário de terror a que presenciou, Liz, por outro lado, conta que fica “arrepiada” só de falar na demonstração de carinho da população de Santa Maria, que apoiou em peso o trabalho que era desempenhado no ginásio. “É muito bonito ver essa mobilização da população, que mandou comida, fez doações, trabalhou, chego a me arrepiar”.

Durante a madrugada, os voluntários trabalhavam incansavelmente para auxiliar os que velavam seu entes queridos que se foram na tragédia que vai marcar para sempre a cidade. “Precisamos de frios, pão e patê para o café da manhã desse pessoal”, dizia o voluntário Geraldo Silveira, que desde as 9h, trabalhava no ginásio. “Enquanto tiver gente aqui, vamos ficar”, afirmou.

INCÊNDIO EM SANTA MARIA

Entenda detalhes de como aconteceu a tragédia em Santa Maria, na região central do RS, que chocou o País e o mundo e como era a Boate Kiss por dentro

Incêndio na Boate Kiss

Um incêndio de grandes proporções deixou mais de 230 mortos na madrugada deste domingo em Santa Maria (RS). O incidente, que começou por volta das 2h30, ocorreu na Boate Kiss, na rua dos Andradas, no centro da cidade. O Corpo de Bombeiros acredita que o fogo iniciou com um sinalizador lançado por um integrante da banda que fazia show na festa universitária.

Segundo um segurança que trabalhava no local, muitas pessoas foram pisoteadas. "Na hora que o fogo começou foi um desespero para tentar sair pela única porta de entrada e saída da boate e muita gente foi pisoteada. Todos quiseram sair ao mesmo tempo e muita gente morreu tentando sair", contou. O local foi interditado e os corpos foram levados ao Centro Desportivo Municipal, onde centenas de pessoas se reuniam em busca de informações.

A prefeitura da cidade decretou luto oficial de 30 dias e anunciou a contratação imediata de psicólogos e psiquiatras para acompanhar as famílias das vítimas. A presidente Dilma Rousseff interrompeu viagem oficial que fazia ao Chile e foi até a cidade, onde se reuniu com o governador Tarso Genro e parentes dos mortos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade