PUBLICIDADE

Tragédia em Santa Maria

Estrangeiros em Santa Maria avisam que estão bem via Facebook

27 jan 2013 - 14h01
(atualizado às 18h10)
Compartilhar
Exibir comentários

Estudantes estrangeiros que estão em Santa Maria fazendo intercâmbio usaram o Facebook, na manhã deste domingo, para alertar amigos e familiares de que estão bem e não se feriram no incêndio que deixou 233 mortos em uma boate nesta madrugada.

A estatal inglesa BBC também deu grande destaque para a tragédia no RS
A estatal inglesa BBC também deu grande destaque para a tragédia no RS
Foto: Reprodução

Está em Santa Maria? Envie fotos, vídeos e relatos da tragédia

Abdallah Al Siyabi estava na festa com amigos brasileiros e contou ao Terra que avisou os conhecidos via Facebook, quando chegou em casa depois de conseguir sair do clube. Natural de Omã, ele está no Brasil em um programa da Aiesec, organização internacional de estudantes que tem escritório em Santa Maria.

O comitê local da organização também usou o Facebook para checar se todos os intercambistas da cidade estavam em segurança. Quem não respondeu na rede social recebeu uma ligação. A Aiesec de Santa Maria ainda aconselhou todos os cerca de 30 estrangeiros que avisassem suas famílias de que estão bem. "A maioria deles também escreveu na timeline, não foi nem por inbox (mensagem privada)", conta uma membra que participou da checagem.

Abdallah relata que havia muita fumaça dentro do clube Kiss, e que enquanto tentava sair de dentro da boate, procurava pelos amigos. "Tinha fumaça por tudo, não dava para enxergar", repete várias vezes. Sem conseguir encontrar os brasileiros com quem estava, ele - que estava próximo da porta de saída - deixou o loca0l sozinho. "Do lado de fora também tinha muita fumaça, os bombeiros estavam tentando mas tudo o que eles conseguiam ver era fumaça e gente saindo", conta.

Depois de algum tempo do lado de fora, Abdallah encontrou os amigos e foi levado para a casa em que mora em Santa Maria.

Incêndio em casa noturna
Um incêndio de grandes proporções deixou mais de 230 mortos na madrugada deste domingo em Santa Maria (RS). O incidente, que começou por volta das 2h30, ocorreu na Boate Kiss, na rua dos Andradas, no centro da cidade. O Corpo de Bombeiros acredita que o fogo iniciou com um sinalizador lançado por um integrante da banda que fazia show na festa universitária.
 
Segundo um segurança que trabalhava no local, muitas pessoas foram pisoteadas. "Na hora que o fogo começou foi um desespero para tentar sair pela única porta de entrada e saída da boate e muita gente foi pisoteada. Todos quiseram sair ao mesmo tempo e muita gente morreu tentando sair", contou. O local foi interditado e os corpos foram levados ao Centro Desportivo Municipal, onde centenas de pessoas se reuniam em busca de informações.
 
A prefeitura da cidade decretou luto oficial de 30 dias e anunciou a contratação imediata de psicólogos e psiquiatras para acompanhar as famílias das vítimas. A presidente Dilma Rousseff interrompeu viagem oficial que fazia ao Chile e foi até a cidade, onde se reuniu com o governador Tarso Genro e parentes dos mortos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade