PUBLICIDADE

Tragédia em Santa Maria

É falta de respeito apontar culpados agora, diz governador do RS

27 jan 2013 - 17h30
(atualizado às 17h49)
Compartilhar
Exibir comentários

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), afirmou em entrevista coletiva neste domingo, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, que o governo gaúcho vai trabalhar de forma rigorosa para apontar as causas do incêndio em uma casa noturna de Santa Maria que deixou pelo menos 233 mortos. Ele disse que, neste momento, é prematuro apontar culpados pela tragédia.

O governador Tarso Genro falou a jornalistas do Palácio Piratini, em Porto Alegre (RS)
O governador Tarso Genro falou a jornalistas do Palácio Piratini, em Porto Alegre (RS)
Foto: Divulgação

Está em Santa Maria? Envie fotos, vídeos e relatos da tragédia

Incêndio em boate deixa 233 mortos em Santa Maria

"Falar em culpa agora é falta de respeito ao trabalho que está sendo feito. Sem sabermos as causas, estaremos sempre culpando alguém de forma irresponsável", disse Tarso ao afirmar que fez uma recomendação à Polícia Civil para que seja feito um inquérito "profundo e eficiente" para que as causas da tragédia sejam elucidadas o mais rápido possível.

Ele ainda disse que o Estado não pediu apoio à Força Nacional para atuar na identificação das vítimas e na investigação do incidente, já que esse trabalho vem sendo feito de maneira "rápida e eficiente" pelos servidores da Polícia Civil, Brigada Militar e Instituto Geral de Perícias (IGP). Ele ainda agradeceu o apoio da presidente Dilma, que esteve em Santa Maria nesta tarde, e de todas as pessoas e instituições que têm se solidarizado com o luto dos gaúchos.

"Acompanhei o trabalho no local, vi os corpos dos jovens, homens e mulheres vitimados por essa tragédia", afirmou Tarso ao dizer que este é o momento para todos serem solidários às famílias das vítimas. Segundo o governador, ele ficou sabendo do incêndio ainda durante a madrugada, após comunicado do secretário da Segurança.

Incêndio em casa noturna

Um incêndio de grandes proporções deixou ao menos 233 mortos na madrugada deste domingo em Santa Maria (RS). O incidente, que começou por volta das 2h30, ocorreu na Boate Kiss, na rua dos Andradas, no centro da cidade. O Corpo de Bombeiros acredita que o fogo começou com um sinalizador lançado por um integrante da banda que fazia show na festa universitária.

Segundo um segurança que trabalhava no local, muitas pessoas foram pisoteadas. "Na hora que o fogo começou foi um desespero para tentar sair pela única porta de entrada e saída da boate e muita gente foi pisoteada. Todos quiseram sair ao mesmo tempo e muita gente morreu tentando sair", contou. O local foi interditado e os corpos foram levados ao Centro Desportivo Municipal, onde centenas de pessoas se reuniam em busca de informações.

A prefeitura da cidade decretou luto oficial de 30 dias e anunciou a contratação imediata de psicólogos e psiquiatras para acompanhar as famílias das vítimas. A presidente Dilma Rousseff interrompeu viagem oficial que fazia ao Chile e foi a Santa Maria.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade