PUBLICIDADE

Tragédia em Santa Maria

China se manifesta sobre tragédia: "sentimos profunda dor"

28 jan 2013 - 11h03
(atualizado às 11h37)
Compartilhar
Exibir comentários

O Governo chinês se manifestou oficialmente, nesta segunda-feira (28), sobre a tragédia ocorrida na Boate Kiss, em Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul, na madrugada de domingo (27). Em nota, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Hong Lei, falou sobre o incêndio que matou ao menos 236 pessoas, em sua maioria jovens, na casa noturna. "Sentimos profunda dor pelo grande número de vítimas causado pelo incêndio e manifestamos o nosso sentido pesar", disse ele.

[VC] Está em Santa Maria? Envie fotos, vídeos e relatos da tragédia

Galeria de fotos: Veja quem são as vítimas do incêndio em boate de Santa Maria

A declaração das autoridades chinesas foi divulgada no início da manhã pela Agência Lusa, de Portugal, que abordou a tragédia na cidade gaúcha, destacando que o número de feridos ultrapassou o montante de 160 vítimas. A maioria das vítimas do incêndio, ocorrido após a execução de efeitos pirotécnicos feitos com sinalizadores po um integrante da banda Gurizada Fandangueira, era de jovens universitários. A tragédia foi repercutida pelas principais agências de notícias internacionais.

A agência argentina Telam destacou que a comoção provocada pela tragédia levou a presidente Dilma Rousseff a antecipar sua viagem de retorno ao Brasil e decretar luto de 3 dias para todo o País. A chefe do Executivo nacional estava em Santiago, no Chile, onde participava da 1ª reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) com a União Europeia (UE). Em mais de uma página, a matéria veiculada pela Telam ainda relata a visita de Dilma ao hospital de Santa Maria que mais recebeu vítimas do incidente.

Com informações da Lusa e Telam

INCÊNDIO EM SANTA MARIA

Entenda detalhes de como aconteceu a tragédia em Santa Maria, na região central do RS, que chocou o País e o mundo e como era a Boate Kiss por dentro

Incêndio na Boate Kiss

Um incêndio de grandes proporções deixou mais de 230 mortos na madrugada deste domingo em Santa Maria (RS). O incidente, que começou por volta das 2h30, ocorreu na Boate Kiss, na rua dos Andradas, no centro da cidade. O Corpo de Bombeiros acredita que o fogo iniciou com um sinalizador lançado por um integrante da banda que fazia show na festa universitária.

Segundo um segurança que trabalhava no local, muitas pessoas foram pisoteadas. "Na hora que o fogo começou foi um desespero para tentar sair pela única porta de entrada e saída da boate e muita gente foi pisoteada. Todos quiseram sair ao mesmo tempo e muita gente morreu tentando sair", contou. O local foi interditado e os corpos foram levados ao Centro Desportivo Municipal, onde centenas de pessoas se reuniam em busca de informações.

A prefeitura da cidade decretou luto oficial de 30 dias e anunciou a contratação imediata de psicólogos e psiquiatras para acompanhar as famílias das vítimas. A presidente Dilma Rousseff interrompeu viagem oficial que fazia ao Chile e foi até a cidade, onde se reuniu com o governador Tarso Genro e parentes dos mortos.

 

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade