publicidade
29 de janeiro de 2013 • 18h11 • atualizado às 18h21

Após tragédia em Santa Maria, Manaus fecha 27 casas noturnas

Fiscalização foi intensificada após tragédia que matou mais de 230 jovens no Rio Grande do Sul
Foto: Prefeitura de Manaus / Divulgação
 

Após a tragédia ocorrida na Boate Kiss, em Santa Maria (RS), onde mais de 230 jovens morreram em um incêndio no último domingo, a prefeitura de Manaus (AM) fechou 27 estabelecimentos até a tarde desta terça-feira. Hoje, a operação de fiscalização às casas noturnas foi intensificada, com a inclusão do segmento de bares e restaurantes.

[VC] Está em Santa Maria? Envie fotos, vídeos e relatos da tragédia
Galeria de fotos: Veja quem são as vítimas do incêndio em boate de Santa Maria
Infográfico: Veja como a inalação de fumaça pode levar à morte
Veja relatos de sobreviventes e familiares após incêndio no RS

Os estabelecimentos foram autuados, multados e interditados pelas equipes de fiscalização, que encontraram irregularidades como falta de documentação, ausência de licença ambiental e falhas de segurança.  

Segundo o capitão José Wilson, do Corpo de Bombeiros, foram encontrados problemas graves na segurança da boate Tropical Club - que funciona no Hotel Tropical Manaus, na zona oeste da cidade -, como obstrução da saída de emergência e falta de sinalização da rota de fuga.

Outro local irregular é a boate A2, na zona centro-sul, que já havia sido interditada na segunda-feira por não apresentar licença ambiental. Hoje, mesmo com a disponibilização da documentação, o local foi lacrado pelo Corpo de Bombeiros. De acordo com o tenente Robson Falcão, a boate possui somente uma porta de entrada e saída, que também dá acesso à saída de emergência de apenas 96 centímetros. Assim, será preciso que a casa instale o sistema de proteção contra incêndio para que possa retomar o funcionamento. Além disso, a Vigilância Sanitária constatou que algumas bebidas estavam sendo comercializadas com a validade vencida.

INCÊNDIO EM SANTA MARIA

Entenda detalhes de como aconteceu a tragédia em Santa Maria, na região central do RS, que chocou o País e o mundo e como era a Boate Kiss por dentro

Outra casa noturna fechada foi a Musique Nuit, localizada na avenida Mario Ypiranga, Adrianópolis, por não possuir alvará de funcionamento. O local também foi notificado pela Vigilância Sanitária, que encontrou várias irregularidades na área externa onde funciona o serviço de bar e cozinha.

Incêndio na Boate Kiss
Um incêndio de grandes proporções deixou mais de 230 mortos na madrugada deste domingo em Santa Maria (RS). O incidente, que começou por volta das 2h30, ocorreu na Boate Kiss, na rua dos Andradas, no centro da cidade. O Corpo de Bombeiros acredita que o fogo iniciou com um sinalizador lançado por um integrante da banda que fazia show na festa universitária.

Segundo um segurança que trabalhava no local, muitas pessoas foram pisoteadas. "Na hora que o fogo começou foi um desespero para tentar sair pela única porta de entrada e saída da boate e muita gente foi pisoteada. Todos quiseram sair ao mesmo tempo e muita gente morreu tentando sair", contou. O local foi interditado e os corpos foram levados ao Centro Desportivo Municipal, onde centenas de pessoas se reuniam em busca de informações.

A prefeitura da cidade decretou luto oficial de 30 dias e anunciou a contratação imediata de psicólogos e psiquiatras para acompanhar as famílias das vítimas. A presidente Dilma Rousseff interrompeu viagem oficial que fazia ao Chile e foi até a cidade, onde se reuniu com o governador Tarso Genro e parentes dos mortos.