PUBLICIDADE

Após 103 mortes, universidade faz reuniões para planejar volta às aulas

28 jan 2013 - 20h45
(atualizado às 20h57)
Compartilhar
Exibir comentários

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) vai realizar durante a semana reuniões com funcionários para preparar o reinício do calendário acadêmico, na próxima segunda-feira. A universidade planeja um grande culto ecumênico no retorno dos alunos, após perder 103 de seus acadêmicos no incêndio da Boate Kiss, na madrugada de domingo.

Dalvan José Reinert é vice reitor da Universidade Federal de Santa Maria
Dalvan José Reinert é vice reitor da Universidade Federal de Santa Maria
Foto: Fernando Diniz / Terra

[VC] Está em Santa Maria? Envie fotos, vídeos e relatos da tragédia

Galeria de fotos: Veja quem são as vítimas do incêndio em boate de Santa Maria

"De hoje até sexta-feira vamos fazer o trabalho interno, com professores, coordenadores de curso, funcionários, para programar a chegada dos alunos semana que vem. Aí quando as aulas começam, como nós vamos começar. Vamos fazer um grande culto ecumênico, na chegada dos alunos, na próxima segunda-feira”, disse o vice-reitor Dalvan José Reinert.

Dos 103 alunos mortos na UFSM, a maioria (26) era do curso de Agronomia, que participou da organização da festa, juntamente com a Veterinária, Técnico de Alimentos, Técnico em Agropecuária e Pedagogia. “Ao longo do reinicio das aulas, os professores, psicólogos e assistentes sociais devem trabalhar como nós vamos retomar as atividades. Para não chegar e dar aula, como se nada tivesse acontecido”, disse Reinert. “Estamos mobilizando o pessoal da psicologia para ver o que eles recomendam para o trabalho do reinício. Vão ser turmas mais intensas e outras menos intensas.”

INCÊNDIO EM SANTA MARIA

Entenda detalhes de como aconteceu a tragédia em Santa Maria, na região central do RS, que chocou o País e o mundo e como era a Boate Kiss por dentro

A UFSM é o coração de Santa Maria e atrai estudantes de todo Estado e do País, impulsionando a economia da cidade. São 28 mil alunos, com um ingresso anual de cerca de 7 mil. Há cerca de 2 mil acadêmicos que habitam no campus, que parece uma pequena cidade.

As aulas foram suspensas nesta semana por causa das mortes na casa noturna. O campus está vazio, com bandeiras à meio mastro. Circulam no local apenas funcionários, sem trânsito de estudantes.

A reitoria estuda produzir uma homenagem para as famílias. Não está descartada a construção de um memorial para lembrar a tragédia.

Incêndio na Boate Kiss

Um incêndio de grandes proporções deixou mais de 230 mortos na madrugada deste domingo em Santa Maria (RS). O incidente, que começou por volta das 2h30, ocorreu na Boate Kiss, na rua dos Andradas, no centro da cidade. O Corpo de Bombeiros acredita que o fogo iniciou com um sinalizador lançado por um integrante da banda que fazia show na festa universitária.

Segundo um segurança que trabalhava no local, muitas pessoas foram pisoteadas. "Na hora que o fogo começou foi um desespero para tentar sair pela única porta de entrada e saída da boate e muita gente foi pisoteada. Todos quiseram sair ao mesmo tempo e muita gente morreu tentando sair", contou. O local foi interditado e os corpos foram levados ao Centro Desportivo Municipal, onde centenas de pessoas se reuniam em busca de informações.

A prefeitura da cidade decretou luto oficial de 30 dias e anunciou a contratação imediata de psicólogos e psiquiatras para acompanhar as famílias das vítimas. A presidente Dilma Rousseff interrompeu viagem oficial que fazia ao Chile e foi até a cidade, onde se reuniu com o governador Tarso Genro e parentes dos mortos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade