PUBLICIDADE

Cidades

"Ainda não consegui parar para pensar", diz sobrevivente de tragédia

“Foi chocante me deparar com corpos pelo chão”, diz sobrevivente

27 jan 2013 - 11h00
(atualizado às 17h52)
Compartilhar
Exibir comentários

A enfermeira Taynne Vendruscolo, 25 anos, conta que chegou por volta de meia-noite à boate Kiss, em Santa Maria, com um grupo de mais cinco pessoas. Pouco mais de duas horas depois, um incêndio deixaria pelo menos 232 pessoas mortas e cerca de cem outras hospitalizadas. "Ainda não consegui parar para pensar, assimilar o que aconteceu. Foi uma cena muito chocante, ver todas aquelas pessoas mortas no chão", disse ela.

Pelo menos 232 pessoas - 120 homens e 112 mulheres - morreram no incêndio que atingiu boate em Santa Maria
Pelo menos 232 pessoas - 120 homens e 112 mulheres - morreram no incêndio que atingiu boate em Santa Maria
Foto: Juliano Mendes / Futura Press

Está em Santa Maria? Envie fotos, vídeos e relatos da tragédia

A enfermeira conta que estava em um espaço vip da festa, próximo ao local de saída, e que não teve dificuldades para deixar o local. "Em um primeiro momento, parecia uma coisa tranquila. Um pequeno foco de fogo no teto. Mas ele se espalhou muito rápido. Quando conseguimos deixar a casa, já havia bastante fumaça. Aí começaram a chegar pessoas intoxicadas pela fumaça, pessoas com queimaduras. O socorro foi rápido. Pouco depois presenciamos a saída dos primeiros corpos", contou.

Ela afirma que na saída houve muito empurra-empurra, mas garante que não foi impedida de deixar o local por funcionários da casa. "A gente saiu pela mesma porta que entrou, que é a porta principal. Houve empurra-empurra, pessoas caíram no chão, mas pelo menos, até aquele momento, ninguém impediu que deixássemos o local".

Taynee conta que perdeu pelo menos um amigo e que outros dois não foram localizados até o fim desta manhã. "Hoje muita gente me ligou, feliz porque conseguimos sair bem. Mas estamos muito tristes pelas famílias que perderam pessoas lá. É difícil acreditar no que aconteceu".

Incêndio em casa noturna
Um incêndio de grandes proporções deixou mais de 230 mortos na madrugada deste domingo em Santa Maria (RS). O incidente, que começou por volta das 2h30, ocorreu na Boate Kiss, na rua dos Andradas, no centro da cidade. O Corpo de Bombeiros acredita que o fogo iniciou com um sinalizador lançado por um integrante da banda que fazia show na festa universitária.
 
Segundo um segurança que trabalhava no local, muitas pessoas foram pisoteadas. "Na hora que o fogo começou foi um desespero para tentar sair pela única porta de entrada e saída da boate e muita gente foi pisoteada. Todos quiseram sair ao mesmo tempo e muita gente morreu tentando sair", contou. O local foi interditado e os corpos foram levados ao Centro Desportivo Municipal, onde centenas de pessoas se reuniam em busca de informações.
 
A prefeitura da cidade decretou luto oficial de 30 dias e anunciou a contratação imediata de psicólogos e psiquiatras para acompanhar as famílias das vítimas. A presidente Dilma Rousseff interrompeu viagem oficial que fazia ao Chile e foi até a cidade, onde se reuniu com o governador Tarso Genro e parentes dos mortos.
 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade