PUBLICIDADE

Tragédia em Santa Maria

Advogado de dono de boate chama ação dos bombeiros de 'desastrosa'

30 jan 2013 - 13h36
(atualizado às 16h35)
Compartilhar
Exibir comentários

O advogado de Elissandro Spohr, um dos donos da Boate Kiss, disse nesta quarta-feira em entrevista coletiva que a operação de salvamento do Corpo de Bombeiros no dia do incêndio foi "desastrosa e despreparada". "O Corpo de Bombeiros usou uma mangueira de água contra as pessoas que estavam tentando sair da boate. O corpo de bombeiros pediu auxílio para civis expondo aquelas pessoas", afirmou o defensor Jader Marques, destacando ainda que a primeira ligação foi feita às 3h, mas ninguém atendeu o 193.

[VC] Está em Santa Maria? Envie fotos, vídeos e relatos da tragédia

Galeria de fotos: Veja quem são as vítimas do incêndio em boate de Santa Maria

Infográfico: Veja como a inalação de fumaça pode levar à morte

Veja relatos de sobreviventes e familiares após incêndio no RS

De acordo com o advogado, a espuma utilizada no teto foi indicada por um engenheiro técnico responsável, porque o proprietário, mais conhecido como Kiko, não tinha capacidade. "Ele fez isso esperando a próxima vistoria que estava para ser feita", ressaltou. Além disso, Jader Marques rejeitou a possiblidade de dolo (quando o indivíduo age de má-fé) de seu cliente ou que tinha consciência do risco oferecido. “O Kiko e a esposa dele, que está grávida, estavam dentro do local”, argumentou.

O advogado, que participou do Caso Bruno, disse também que não sabe quantas pessoas estavam no local porque o controle ainda está dentro da casa. Ele afirmou que já se reuniu com delegados para apresentar todos os documentos e alvarás solicitados pelas autoridades, adotando a postura colaborativa como “estratégia de defesa”. "Está sendo argumentado que poderia haver mais de mil pessoas na casa. Na avaliação do Kiko, a lotação fica em torno de 600 a 700 pessoas e, quando se atinge esse número, as portas são trancadas e novas entradas só são permitidas quando pessoas deixam o local. Se não tiverem sido atingidos pelo fogo, há cadernos de controle do público. Para essa festa, foram impressos 850 convites. Para comprovar isso, levaremos ao conhecimento das autoridades o arquivo da empresa de publicidade responsável. No total, 700 convites foram entregues à representante dos estudantes", afirmou. Marques explicou que se o convite antecipado não for vendido até a data determinada, não seria mais vendido na hora da festa. "Como uma parte do dinheiro vai para a turma, para arrecadação de fundos para a festa, eles reclamam porque queriam vender mais, na hora". 

Segundo o advogado,  Kiko sugeriu que fossem buscadas as imagens das câmeras de segurança do estacionamento do supermercado que fica em frente à casa noturna. "É necessário que a polícia solicite estas imagens, porque, se pegar desde o momento em que abriu a casa e acompanhar a movimentação da entrada, é certa a comprovação de que não havia mais de 650 pessoas na casa. Kiko afirmou que esta havia sido uma noite razoavelmente fraca", disse. 

INCÊNDIO EM SANTA MARIA

Entenda detalhes de como aconteceu a tragédia em Santa Maria, na região central do RS, que chocou o País e o mundo e como era a Boate Kiss por dentro

Câmeras

Marques vai entregar também os documentos que atestam que a casa noturna estava tendo problemas com as empresas responsáveis pela instalação das câmeras de segurança, junto com um pedido de revogação da prisão temporária de seu cliente, que está custodiado pela polícia em um hospital de Santa Cruz.  “Vou entregar cópia de uma troca de e-mails do Kiko com a empresa responsável pelas câmeras, que mostra que ele pedia solução para o problema, fundamento que subsidia o pedido de soltura”, afirmou.

Sobre o alvará de funcionamento da boate, o advogado disse a casa tinha autorização legal para funcionar desde 2010 e que as constantes obras feitas eram devidamente comunicadas às autoridades.  “O Corpo de Bombeiros deu o alvará de funcionamento, que só se concede a lugares que possuem luzes apropriadas, postas adequadas e saídas de emergência. Inclusive, o alvará foi dado com uma porta menor do que a que havia na noite”, disse o advogado, ao afirmar que Kiko seguia todas as determinações do poder público, e previa, por conta própria, a instalação de uma terceira porta para facilitar o trabalho dos funcionários.

O advogado confirmou que a autorização dada pelo Corpo de Bombeiros havia expirado, mas diz que o pedido de renovação já havia sido feito, e confessa que seu cliente instalou a espuma, mas diz que o fez embasado por um corpo técnico, no entanto, não pode afirmar quem foi o engenheiro ou arquiteto que utilizou a espuma nesta reforma. “Ele já havia pago, em outubro, a taxa ao Corpo de Bombeiros e estava esperando a vistoria, sabendo que encontrariam a casa igual”, afirmou, dizendo que os extintores também haviam sido renovados, com um custo de R$ 250, mas sem determinar quantos desses equipamentos tinham na casa.

O advogado disse que a boate havia assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público para a instalação de isolamento acústico, em um processo que se estendeu entre 2009 e 2012. A obra foi vistoriada pelo MP, com a instalação de lã de vidro e gesso, mas não teria conseguido conter o barulho, o que fez com que Kiko resolvesse aplicar a espuma.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que o órgão e o Corpo de Bombeiros não se pronunciam a respeito de declarações que não sejam oficiais.  

Incêndio na Boate Kiss

Um incêndio de grandes proporções deixou mais de 230 mortos na madrugada deste domingo em Santa Maria (RS). O incidente, que começou por volta das 2h30, ocorreu na Boate Kiss, na rua dos Andradas, no centro da cidade. O Corpo de Bombeiros acredita que o fogo iniciou com um sinalizador lançado por um integrante da banda que fazia show na festa universitária.

Segundo um segurança que trabalhava no local, muitas pessoas foram pisoteadas. "Na hora que o fogo começou foi um desespero para tentar sair pela única porta de entrada e saída da boate e muita gente foi pisoteada. Todos quiseram sair ao mesmo tempo e muita gente morreu tentando sair", contou. O local foi interditado e os corpos foram levados ao Centro Desportivo Municipal, onde centenas de pessoas se reuniam em busca de informações.

A prefeitura da cidade decretou luto oficial de 30 dias e anunciou a contratação imediata de psicólogos e psiquiatras para acompanhar as famílias das vítimas. A presidente Dilma Rousseff interrompeu viagem oficial que fazia ao Chile e foi até a cidade, onde se reuniu com o governador Tarso Genro e parentes dos mortos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade