PUBLICIDADE

Cidades

TJ-RJ julgará 80% dos processos de homicídios em mutirão

É o segundo ano em que acontece a Semana Nacional do Júri, que busca dar um exemplo no combate à violência

13 abr 2015 - 17h43
(atualizado às 17h44)
Compartilhar
Exibir comentários

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) iniciou nesta segunda-feira (13) a Semana Nacional do Júri. A expectativa é que, no período, sejam julgados mais de 80% dos processos envolvendo crimes contra a vida (homicídios).

<p>A Semana Nacional do Júri faz parte da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública </p>
A Semana Nacional do Júri faz parte da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública
Foto: BBC Mundo / Copyright

Durante a abertura do evento, na sede do TJ-RJ, centro da capital, o presidente do TJ-RJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, explicou que a meta é ultrapassar até domingo (19) o índice alcançado ano passado, quando foram julgados 75,4% dos 92 processos em pauta.

Siga o Terra Notícias no Twitter

“Este ano, já temos 151 plenários de júris confirmados. Esperamos realizar todos, embora seja difícil, pois normalmente falta uma testemunha ou o réu não é encontrado. Tentaremos o maior número possível, de modo a mostrar o empenho do Judiciário para uma sociedade que sofre maior influência desse tipo violência”. 

De acordo com o desembargador, este é o segundo ano da ação. Ela faz parte de uma iniciativa conjunta lançada em 2010 pelo Ministério da Justiça e pelos Conselhos Nacional do Ministério Público e Nacional de Justiça (CNJ). Em todo o Brasil, quase 70% dos 2.442 processos foram concluídos em 2014

Conselheiro do CNJ, Guilherme Calmon avalia que a efetivação da solução dos casos de júri é uma das medidas mais importantes da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp). “Temos um estoque ainda muito grande. São quase 60 mil ações incluídas na meta de julgamentos por parte do Tribunal do Júri”, esclareceu.

Para melhorar o empenho dos tribunais e reconhecer os que se esforçaram, o CNJ concedará selos de qualidade Enasp às unidades judiciais com maior volume de júris na Semana Nacional do Júri.

Poder judiciário realiza a Semana Nacional do Júri:
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade