
- Odilon Rios
- Direto de Maceió
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), desembargador Sebastião Costa Filho, decretou neste sábado a ilegalidade da greve dos 30 médicos peritos dos dois únicos institutos médicos legais (IML) de Alagoas, localizados nas cidades de Maceió e Arapiraca.
Com isso, os profissionais devem retornar imediatamente ao trabalho, sob pena de multa diária de R$ 10 mil. No decreto, o presidente do TJ-AL proíbe a paralisação total ou parcial do instituto.
A decisão judicial vem horas após o pior incidente nos três dias de greve nos dois IMLs: familiares invadiram o IML Estácio de Lima, no bairro do Prado, em Maceió, e depredaram a recepção do prédio. Mais cedo, eles ameaçavam arrancar à força os corpos guardados no instituto e prometiam queimar o local.
Com a greve, as necropsias foram suspensas. Há corpos que aguardam desde quinta-feira para serem liberados para enterro. A principal reivindicação dos grevistas é a transferência do IML de prédio, que funciona no improviso há 80 anos.
Com a ameaça de uma nova invasão do IML da capital, o governo cedeu e transferiu o instituto de Maceió para o necrotério do Hospital Sanatório, que está desativado.
Um novo prédio está para ser construído, mas a promessa tem três anos. O investimento deverá custar R$ 4,5 milhões, mas ainda não há alvará e as obras não iniciaram.
- As necropsias foram suspensas. Há corpos que aguardam desde quinta-feira para serem liberados para enterro Foto: Divulgação
- A greve nos dois IMLs de Alagoas já dura três dias Foto: Divulgação
- Mais cedo, os familiares ameaçavam arrancar à força os corpos guardados no instituto e prometiam queimar o local Foto: Divulgação
- Eles derrubaram e quebraram mesas, cadeiras e eletrônicos Foto: Divulgação
- Neste sábado, familiares invadiram o IML Estácio de Lima, no bairro do Prado, em Maceió, e depredaram o hall do prédio Foto: Divulgação