PUBLICIDADE

vc repórter: terreno acumula lixo na Freguesia do Ó, em SP

Moradores temem a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue; 10 casos da doença já teriam sido registrados na vizinhança

4 mai 2015 - 17h29
(atualizado às 17h46)
Compartilhar
Exibir comentários

Um terreno localizado na rua Alberto Zandoni, na Freguesia do Ó, zona norte de São Paulo, tem causado preocupação aos moradores da região. Com mato alto e muito lixo espalhado, a área é propícia para o acúmulo de água e a proliferação de bichos e insetos, como o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Móveis e entulhos ocupam terreno na Freguesia do Ó, zona norte de São Paulo
Móveis e entulhos ocupam terreno na Freguesia do Ó, zona norte de São Paulo
Foto: Simone de Jesus Garcia Bussi / vc repórter

A via onde o terreno está é uma rua sem saída. Apesar de ter muro, o local estaria abandonado. “O terreno tem dono, mas ele não faz a limpeza”, conta a moradora Simone de Jesus Garcia Bussi. Segundo ela, dez casos de dengue já foram registrados na vizinhança. “Não sabemos mais o que fazer. Já entramos em contato com a prefeitura diversas vezes, mas não tivemos retorno”, diz.

Siga o vc repórter no Twitter

Em fotos tiradas no local nesta segunda-feira (4) é possível ver entulhos e pedaços de móveis velhos em meio ao mato.

Procurada pelo Terra, a Subprefeitura Freguesia/ Brasilândia afirmou que o local será vistoriado por um agente da administração municipal ainda nesta semana. “Se constatada a veracidade da denúncia, o proprietário do imóvel será notificado para fazer a limpeza do mesmo e será multado nos termos da lei 13.885, de 25 de agosto de 2004”, disse o órgão em nota.

Com relação à proliferação de insetos e mosquitos, a subprefeitura afirmou que a demanda foi encaminhada à Superintendência de Vigilância de Saúde da região norte, que “enviará uma equipe para vistoriar o local ainda nesta semana, a qual adotará todas as providências cabíveis".

Más condições de conservação da área colaboram para a proliferação do mosquito transmissor da dengue
Más condições de conservação da área colaboram para a proliferação do mosquito transmissor da dengue
Foto: Simone de Jesus Garcia Bussi / vc repórter

Dengue em São Paulo

De acordo com o último balanço divulgado pela prefeitura de São Paulo no dia 23 de abril, 62.799 casos de dengue foram notificados no período de 4 de janeiro a 11 de abril, e 20.764 foram confirmados autóctones (contraídos no município). No mesmo período de 2014, a cidade teve 15.367 casos notificados e, destes, 7.126 autóctones confirmados. Cerca de 38,5% dos casos de 2015 estão concentrados na zona norte de São Paulo. Cinco pessoas morreram na cidade em decorrência da doença.

A leitora Simone de Jesus Garcia Bussi, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade