PUBLICIDADE

Terça-feira deve ter novamente neve e ainda mais frio no Sul

Climatempo prevê neve para o Paraná, inclusive na Grande Curitiba

22 jul 2013 - 15h22
(atualizado às 15h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Carro ficou coberto pela neve em São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira
Carro ficou coberto pela neve em São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira
Foto: Nelson Cardoso Homem / Divulgação

A terça-feira deve ser ainda mais gelada no Sul do País. As temperaturas podem chegar a -10ºC nas serras gaúcha e catarinense. Como a massa de ar polar é muito forte e a umidade continua alta, as condições para a queda de neve aumentam ainda mais. "Podemos ter neve em uma área de abrangência ainda maior amanhã", alerta o meteorologista da Climatempo, Marcelo Pinheiro. 

Saiba como se calcula a sensação térmica

Nesta segunda-feira, nevou em pelo menos 19 cidades catarinenses e outras quatro gaúchas. Segundo o meteorologista, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina é esperada neve na serra, principalmente na madrugada ou no início da manhã de terça-feira, e as temperaturas mínimas podem chegar a -4ºC e -10ºC. O fenômeno pode voltar a ocorrer também no planalto e no meio-oeste catarinense. Pode nevar ainda no sul e no leste do Paraná, incluindo na Grande Curitiba, ao longo do dia.

As temperaturas seguem baixas nas três capitais da região Sul: entre -2ºC e 8ºC em Porto Alegre (RS), entre 8ºC e 15ºC em Florianópolis (SC), e entre 0ºC e 7ºC em Curitiba (PR). "O sul do Paraná pode registrar mínimas entre -1ºC e -6ºC. Vai ser uma terça muito gelada nos três Estados", ressaltou Pinheiro. 

A massa de ar polar é tão intensa que atingirá outras regiões do País. Em Mato Grosso do Sul, a menor temperatura deve ficar em 5ºC e a máxima em 11ºC na capital Campo Grande. "Ponta Porã pode ter mínimas entre 2ºC e 3ºC no amanhecer", informou o meteorologista. 

De acordo com a Climatempo, o frio irá chegar a Cuiabá, que terá mínima de 11ºC e máxima de 19ºC, e ao sul de Goiás, na região de Rio Verde, onde os termômetros devem ficar em 10ºC. O sul da Amazônia também será atingido pela massa de ar polar. "Principalmente Rondônia, Acre e sul do Amazonas, onde podemos ter o fenônemo da friagem, que ocorre quando a temperatura fica abaixo do normal para a região", explicou. 

São Paulo e Rio de Janeiro também terão frio intenso

A partir desta terça-feira, a massa de ar polar atinge São Paulo e o Rio de Janeiro. A previsão é de temperaturas entre 9ºC e 15ºC na capital paulista e 17ºC e 22ºC no Rio. Na quarta, os termômetros podem chegar a 7ºC e 11ºC em São Paulo e a 14ºC e 19ºC na capital fluminense.

Segundo a Climatempo, deve chover consideravelmente no sul e no leste de São Paulo e de uma forma geral no Rio, mas, principalmente, na região serrana, entre quarta e quinta-feira. "Chove hoje ainda bastante no leste de Santa Catarina e no centro-leste do Paraná. Amanhã nestas áreas ainda terá chuva, mas de forma menos intensa", diz. 

Geada até em Mato Grosso do Sul

Com a diminuição da nebulosidade na região Sul a partir de quarta-feira, a previsão é de geada intensa em grande parte do Rio Grande do Sul e também no sul de Mato Grosso do Sul e no oeste de São Paulo. Na quinta, deve ocorrer geada em quase toda a região sul e novamente no sul do Mato Grosso do Sul e no oeste paulista. "Na sexta-feira o frio começa a enfraquecer, mas ainda deve ter geada mais regiões mais altas. A temperatura começa a subir gradativamente", completou Pinheiro. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade