PUBLICIDADE

Temporal mata 3 na serra do RJ; Rio-Teresópolis é liberada

6 abr 2012 - 21h39
(atualizado às 23h29)
Compartilhar
Marcus Vinicius Pinto
Direto do Rio de Janeiro

As fortes chuvas que atingiram a região serrana do Rio de Janeiro na noite desta sexta-feira deixaram três mortos e colocaram a região em estado de alerta, informou o Corpo de Bombeiros. De acordo com a corporação, vários rios transbordaram e as pessoas estão sendo orientadas a procurar abrigos.

A cidade de Teresópolis foi a mais castigada até agora, com várias pessoas desabrigadas e riscos de deslizamentos. Entre os mortos, estão um casal e um menino de 14 anos no bairro Quinta do Lebrão. De acordo com o Corpo de Bombeiros do município, a chuva diminuiu na região no fim da noite desta sexta, depois do sistema sonoro ter sido acionado na parte da tarde, quando o temporal foi mais forte. Mesmo que a chuva tenha dado uma trégua, os telefones da central não param, com pessoas em busca de orientação sobre o que fazer em áreas de risco.

O secretário estadual de Defesa Civil, Sergio Simões, já está a caminho da cidade serrana para coordenar os trabalhos de resgate de desabrigados. O governador do Rio, Sérgio Cabral, determinou que todas as vítimasrecebem apoio total das autoridades.

A rodovia Rio-Teresópolis, que teve de ser interditada no início da noite em dois trechos, já foi liberada, embora ainda funcione em meia pista nos Kms 28,81 e 90. O tráfego é normal na estrada que liga o Rio de Janeiro a Nova Friburgo e também na BR-040, que liga a capital a Petrópolis.

De acordo com a concessionária CRT, a Rio-Teresópolis teve o tráfego interrompido nos dois sentidos entre o km 89 e o km 104, trecho de Serra, devido a chuvas intensas, e também do km 78 ao km 79, trecho Terosópolis-Além Paraíba, em função do deslizamento de vegetação. Dois pontos da rodovia tiveram retenção no tráfego: do km 81 ao km 82 e do km 28 ao km 29.

Nova Friburgo

Em Nova Friburgo não chove há pelo menos duas horas, embora a cidade tenha registrado alguns problemas de transbordamento no centro. Na BR-116 entre Rio e Nova Friburgo o tráfego é normal. Na BR-040 que liga Rio de Janeiro a Juiz de Fora, passando por Petrópolis, chove forte.

Tragédia na região serrana

As fortes chuvas que atingiram a região serrana do Rio de Janeiro nos dias 11 e 12 de janeiro de 2011 provocaram enchentes, deslizamentos de terra e mataram oficialmente 905 pessoas. Mais de 300 foram consideradas desaparecidas. As cidades mais atingidas pelos temporais foram Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade