PUBLICIDADE

Temporal e granizo causam estragos em 22 municípios do RS

9 ago 2011 - 10h20
(atualizado às 19h38)
Compartilhar

Um forte temporal acompanhado de granizo que atingiu o Rio Grande do Sul nesta terça-feira gerou transtornos e prejuízos em pelo menos 22 municípios. Em São Sebastião do Caí, a 60 km de Porto Alegre, a chuva fez o rio Caí transbordar e 110 famílias das margens do rio foram transferidas para o centro de eventos do município. Após sete enchentes desde 2009, dezenas de casas voltaram a ser alagadas na cidade. Já no norte gaúcho, o destelhamento de centenas de casas, devido ao granizo, mobiliza a Defesa Civil na manhã desta terça-feira.

O nível do rio Caí continuava subindo e podia chegar ao limite máximo de 14 m, como ocorreu no dia 21 de julho. A previsão é de que um total de 370 famílias tenham que ser retiradas de casa até o fim da noite desta terça-feira. O transbordamento também causou a interdição da ERS-122 em Pareci Novo, entre os municípios de São Sebastião do Caí e Montenegro.

Segundo a Defesa Civil estadual, dois municípios enviaram Notificação Preliminar de Desastre (Nopred), que se refere ao registro inicial do desastre e à estimativa da sua intensidade: Paim Filho e Itatiba do Sul. Não havia notificações de emergência.

Somente em São Valentim, a 391 km da capital gaúcha, 200 residências registraram danos. A situação obriga as autoridades a distribuir lonas a moradores. Já em Erechim, na região do Alto Uruguai, 90 casas foram danificadas pelo granizo. Além disso, o vento derrubou muros, placas e postes na cidade.

Segundo a Defesa Civil do RS, Santo Ângelo, Ijuí, Paim Filho, Venâncio Aires, Frederico Westphalen e Marcelino Ramos também figuram na lista dos municípios mais afetados pelos temporais. Algumas regiões registraram os ventos mais fortes dos últimos 60 anos. As rajadas chegaram ter velocidade superior a 100 km/h. Em Santo Augusto, ventos de até 111 km/h derrubaram árvores e bloquearam o entroncamento entre a BR-468 e a ERS-571.

Nesta tarde, a coordenação regional de Lajeado constatou 52 famílias desalojadas (em casas de amigos ou parentes) ou desabrigadas (em ginásios ou abrigos) nos municípios que fazem margem com o rio Taquari: Lajeado, Estrela, Cruzeiro do Sul, Encantado, Venâncio Aires, Guaporé, Mariante, Santa Tereza e Arroio do Meio. Às 16h30, o rio continuava oscilando e se mantinha 12 m acima do nível normal, em Encantado, e 8 m acima em Lajeado.

O temporal cessou nas últimas horas no Rio Grande do Sul, mas a Defesa Civil segue em alerta, especialmente em função do risco de novos alagamentos. O nível do rio Caí, que era de 10,4 m durante a madrugada, já atingia a marca de 12,2 m por volta das 10h.

Terra

Colaborou com esta notícia o internauta Diogo Pedrotti, de Ererchim (RS), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Em Santo Ângelo (RS), uma das cidades mais afetadas, rajadas de vento derrubaram árvores, postes e muros
Em Santo Ângelo (RS), uma das cidades mais afetadas, rajadas de vento derrubaram árvores, postes e muros
Foto: Rogério Sartori/Agência Freelancer / Especial para Terra
vc repórter
Compartilhar
Publicidade