PUBLICIDADE

Temporal deixa cerca de 8 mil desalojados na Baixada Fluminense

Somente em Queimados, mais de 2 mil pessoas tiveram que abandonar suas casas

12 dez 2013 - 10h30
(atualizado às 11h33)
Compartilhar
Exibir comentários

Ao menos 7.937 moradores da Baixada Fluminense foram desalojados pelas fortes chuvas que atingiram o Estado do Rio desde a madrugada desta quarta-feira. Outras 358 estão desabrigadas, segundo dados dos municípios e da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos.  As cidades de Nova Iguaçu e Japeri, que ainda se recuperavam do temporal da última quinta-feira, concentram a maior parte dos desalojados e decretaram estado de calamidade pública.

Em Nova Iguaçu, a prefeitura contabilizou até a noite de ontem 200 desabrigados e 900 desalojados nas 26 regiões mais críticas. Sete casas desabaram na cidade na madrugada desta quinta-feira. Segundo a Defesa Civil, as casas, localizadas em uma vila no bairro de Carmari, foram construídas sem estrutura e de forma conjugada. Ao menos quatro delas ficaram totalmente destruídas. As Sete famílias que viviam no local foram alocadas para casas de vizinhos e parentes.

No início da manhã desta quinta-feira, a Defesa Civil municipal confirmou a morte do pedreiro Martinho da Silva, 50 anos, que havia desaparecido na madrugada de quarta-feira, no bairro Rodilândia. O corpo do pedreiro foi encontrado no Rio Botas, na altura do município de Belford Roxo. Familiares fizeram o reconhecimento na noite de ontem.

Japeri, Queimados e Mesquita

Em Japeri, o número de desalojados subiu para 5 mil enquanto outras 42 pessoas estão desabrigadas, segundo a administração municipal.

Em Queimados, de acordo com dados da defesa civil, 1.987 pessoas estão desalojadas e outras 116 desabrigadas. Já na cidade de Mesquita há, conforme o governo do Estado, ao menos 50 moradores desalojados.

Segundo definição do Ministério da Integração Nacional, o grupo de desalojados é formado por pessoas que foram obrigadas a abandonar suas habitações de forma temporária ou definitiva em função de evacuações preventivas. Já os desabrigados são aqueles que tiveram a habitação afetada por dano ou ameaça de dano e que necessitam de novo abrigo fornecido pelo governo.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade