PUBLICIDADE

Temporal afeta quatro cidades do interior do RS

5 nov 2009 - 10h27
(atualizado às 16h23)
Compartilhar

As fortes pancadas de chuva que atingem o Rio Grande do Sul desde a última terça-feira causaram problemas em quatro cidades do interior gaúcho. Segundo a Defesa Civil do Estado, somente entre a tarde de quarta-feira e a madrugada desta quinta-feira, os temporais ocasionaram queda de árvores, corte no fornecimento de energia elétrica, alagamentos e danos em residências. Apesar dos estragos, nenhuma cidade decretou situação de emergência em razão das chuvas.

As ruas de Pelotas ficaram alagadas
As ruas de Pelotas ficaram alagadas
Foto: Vinícius Costa / Futura Press

Segundo a Defesa Civil, no município de Capão do Leão, localizado na região sul do Estado, a chuva intensa acompanhado de ventos de 70 km/h, deixou 20 pessoas desabrigadas, que estão alojadas em um ginásio local, e 25 desalojadas, que estão em casas de amigos ou parentes. Nesta madrugada, a Defesa Civil registrou a medição de 200 ml de chuvas.

Em Rosário do Sul, município da fronteira oeste do Estado, o temporal desta madrugada deixou 80 residências alagadas e 3 mil pessoas sem luz. Já em Pelotas, o temporal acompanhado de granizo ocasionou a queda de árvores e o corte no fornecimento de energia elétrica. Segundo a Defesa Civil, não há registro de desabrigados e desalojados nessas duas cidades.

Em Uruguaiana, também na fronteira oeste do Estado, a chuva intensa de granizo deixou mais de 100 residências danificadas. De acordo com a Defesa Civil, o corpo de bombeiros iniciou a distribuição de lonas e demais materiais necessários para auxiliar a população atingida.

De acordo com o capitão Alexsandro Goi, chefe da comunicação social da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o órgão está em alerta para a previsão de mais chuvas, que devem atingir o Estado de forma contínua até o próximo sábado.

"Os temporais até agora foram momentâneos e causaram problemas no interior. Nós temos uma previsão de chuva contínua nos próximos dias, com todo sistema de chuvas se deslocando para a região metropolitana e norte do Estado. Com isso, estamos em alerta, pois há possibilidade de chuva e isso pode acarretar alagamentos e enxurradas", afirmou.

Previsão é de chuva e calor para o Estado

Nesta quinta-feira, uma frente fria deixa o tempo fechado e com chuva no sul e no oeste gaúcho, segundo informações da Climatempo. Já no norte do Rio Grande do Sul, o sol aparece com força e faz calor. No decorrer da tarde, as nuvens aumentam e provocam pancadas isoladas de chuva. Nas outras regiões do Rio Grande do Sul, o sol aparece fraco entre muitas nuvens e chove a qualquer hora.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade