PUBLICIDADE

RS: vai a 133 o número de municípios atingidos por enchentes

Com a chegada de uma frente fria e seca, a expectativa é de melhora da situação das áreas atingidas ao longo da semana

7 jul 2014 - 10h16
(atualizado às 12h11)
Compartilhar
Exibir comentários
Enchente em São Borja: decreto coletivo de emergência no Rio Grande do Sul
Enchente em São Borja: decreto coletivo de emergência no Rio Grande do Sul
Foto: Luan Zubaran/Decom/ Prefeitura Municipal / Divulgação

Após enfrentar uma sequência de dias de chuvas e temporais, o Rio Grande do Sul inicia a semana comemorando a chegada de uma frente fria que traz com ela o clima seco, ensolarado e a expectativa de boas notícias nas cidades afetadas pela enchente do Rio Uruguai. Ainda assim, já passa de 20 mil o total de pessoas desabrigadas e desalojadas no Estado, que viu nesta segunda crescer para 133 o número de municípios prejudicados pelo mau tempo.

Segundo o Climatempo, o clima seco e ensolarado na presença de nuvens já predomina nesta segunda-feira no Rio Grande do Sul. O tempo seco é resultado da aproximação de uma frente de ar polar, que reduziu as temperaturas que ultrapassaram a casa dos 20º C durante os momentos de maior precipitação durante os últimos dias. Nesta segunda, localidades como Quaraí, Santiago e Canguçu amanheceram com pouco mais de 3º C.

Segundo o último boletim divulgado pela Defesa Civil, são 1.768 pessoas desabrigadas e 18.668 desalojadas em todo o Estado. São 133 os municípios afetados pelas chuvas. Destes, 89 estão em situação de emergência e dois, em estado de calamidade.

Apesar dos números altos, a perspectiva para os próximos dias é boa. Em São Borja, o nível do Rio Uruguai começou a baixar nos últimos dias e está, desde ontem, a 15,59 metros (a na última quinta, o nível esta de 16,89 metros). De acordo com a Defesa Civil, a previsão é que o rio siga baixando seu nível pelos próximos dias até retornar à normalidade.

Enquanto isso, o Uruguai também sofre os efeitos das enchentes. No país vizinho, subiu para 1.035 o total de pessoas desalojadas pela enchente do rio homônimo A situação é mais crítica na província de Salto, onde o Uruguai subiu para 14 metros, contra uma média de 12 metros, forçando a retirada de 460 pessoas.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade