PUBLICIDADE

Cidades

Tatuzão deve voltar a operar 2 meses após o previsto no Rio

1 ago 2014 - 12h00
(atualizado às 12h16)
Compartilhar
Exibir comentários
Secretário da Casa Civil do Estado, Leonardo Espíndola, explica o projeto da Linha 4 a estudantes
Secretário da Casa Civil do Estado, Leonardo Espíndola, explica o projeto da Linha 4 a estudantes
Foto: Marcus Vinicius Pinto / Terra

O tatuzão da linha 4 do metrô do Rio de Janeiro deve voltar a operar até o fim do mês de agosto. A garantia é do secretário da Casa Civil do Estado, Leonardo Espíndola. “Mas as obras continuam no seu ritmo normal e não vai ter atraso na entrega da obra”, afirmou. Segundo ele, a nova linha, que vai de Ipanema até o início da Barra, estará pronta a tempo dos Jogos Olímpicos de 2016. “É um projeto olímpico e será cumprido no prazo”, diz.

No entanto, a volta aos trabalhos da máquina perfuradora vai ser quase dois meses após a previsão inicial. Quando o terreno da rua Barão da Torre cedeu em dois pontos na madrugada de 11 de maio, o governo e o consórcio responsável pela obra garantiram que em dois meses tudo voltaria ao normal. "Estamos no processo de recompactação do solo. É feita injeção de material e esperamos o material assentar e fazemos a revisão", explicou o subsecretário de Projetos Especiais, Rodrigo Vieira. Segundo ele, o prazo pode ser menor ou maior, de acordo com o comportamento do solo.

Vieira garantiu que os moradores seguem sendo ouvidos pelo consórcio e tendo suas reinvindicações atendidas. “Os pontos críticos, que são as obras das estações, estão no prazo e tudo vai correndo bem”, disse Espíndola, tentando minimizar possíveis atrasos futuros por conta dos problemas causados pelo tatuzão. “A interrupção daquele trecho não interrompe os trabalhos.”

Espíndola participou esta manhã da inauguração de um espaço interativo, que informa aos moradores sobre o que está sendo feito. Através de maquetes e vídeos em 3D é possível ver cada etapa da obra e conhecer um pouco mais de como vão ficar as estações da Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico. A expectativa da obra é transportar cerca de 300 mil pessoas por dia e ir da Barra ao centro da cidade em apenas 34 minutos. O espaço ficará aberto de segunda a sexta das 7h30 às 17h30 e fica no estacionamento do planetário da Gávea.  

Tatuzão Tatuzão

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade