PUBLICIDADE

Suplicy vai à Uniban palestrar sobre "cidadania e reflexão"

13 nov 2009 - 11h45
(atualizado às 12h06)
Compartilhar
Rafael Nardini
Direto de São Paulo

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) pretende instigar a "reflexão" nos alunos da unidade de São Bernardo do Campo da Universidade Bandeirante (Uniban), onde ele fará uma palestra sobre cidadania no início da noite desta sexta-feira. Suplicy vai falar sobre o tema aos alunos da universidade onde a estudante de Turismo Geisy Arruda foi hostilizada por causa do vestido que usava.

A estudante Geisy Arruda posa com o vestido que provocou a polêmica na Uniban
A estudante Geisy Arruda posa com o vestido que provocou a polêmica na Uniban
Foto: AP

"A ideia é mostrar que a partir desse episódio que causou tantas preocupações e perseguições a ela (Geisy) podemos discutir a necessidade da tolerância e do respeito entre as pessoas", disse. "Quero dialogar com os estudantes e fazer uma reflexão sobre a desordem que aconteceu lá", afirma o senador que se ofereceu para inaugurar um ciclo de palestras que a universidade pretende fazer sobre o caso.

Suplicy conta que convidou a estudante para que ela o acompanhasse, mas acha que isso dificilmente acontecerá. "É mais provável que a Geisy não queira ir para que se evite qualquer tipo de constrangimento. Acredito que o reitor a orientou para que não fosse, os advogados dela também devem ter falado algo nesse sentido", conta o senador.

Mas a intenção do senador não é só discutir as ofensas dos estudantes que culminaram com a expulsão de Geisy. "Queria também aproveitar a oportunidade com os estudantes para, se eles quiserem, discutirmos a possibilidade de construir uma sociedade mais justa", afirmou.

A estudante de Turismo Geisy Arruda não vai à Uniban desde o dia 22 de outubro, quando foi hostilizada pelos alunos do campus de São Bernardo do Campo por causa do vestido que usava. As imagens da confusão foram gravadas por universitários e postadas no site YouTube no mesmo dia. Desde o ocorrido, a estudante não voltou mais à universidade.

No sábado (7), a Uniban informou que a aluna havia sido expulsa "em razão do flagrante desrespeito aos princípios éticos da dignidade acadêmica e à moralidade". Mas na segunda-feira (9), a faculdade decidiu revogar a decisão.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade