PUBLICIDADE

Sul tem sensação térmica de -21°C; frio também aumenta em SP

2 ago 2011 - 17h22
(atualizado às 17h26)
Compartilhar

O vento provocado por um ciclone extratropical entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai aumentou muito a sensação de frio no alto da serra de Santa Catarina na tarde desta terça-feira. Em Urubici, às 14h, a temperatura estava próxima de -1ºC, mas uma rajada de vento neste horário chegou aos 109 km/h, o que gerou a sensação térmica de -21ºC. As informações são da Climatempo.

Família se diverte com neve em São Joaquim (SC), onde fenômeno foi registrado de forma "consistente" por volta das 10h
Família se diverte com neve em São Joaquim (SC), onde fenômeno foi registrado de forma "consistente" por volta das 10h
Foto: São Joaquim Online / Divulgação

Saiba como se mede a sensação térmica

Uma forte queda da temperatura também ocorreu de segunda para esta terça-feira em todo o Estado de São Paulo. No norte, os termômetros baixaram 11ºC. Às 15 horas desta terça-feira, o aeroporto de Ribeirão Preto registrava 24ºC, sendo que ontem, a essa hora, o calor chegava aos 33ºC na região.

No oeste, região de Presidente Prudente, a temperatura começou a baixar na segunda, quando a máxima já não havia passado dos 24ºC. Hoje, de acordo com medição do aeroporto local, a temperatura entre as 8h e as 9h era de apenas 10ºC. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, às 14h, a temperatura chegou aos 13,8ºC, a menor temperatura máxima registrada nesta terça em São Paulo. Em Campos do Jordão, na serra da Mantiqueira, ícone do frio paulista, os termômetros alcançaram 16ºC.

A brusca queda da temperatura se deve ao grande aumento da nebulosidade e do ar frio polar que avança sobre o Estado e, na quarta-feira sobre Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O sol reaparece forte em São Paulo a partir da quinta-feira, mas a população deve se preparar para o frio intenso. A nova massa de ar polar que está chegando vai atuar com força na quinta e na sexta-feira. Há risco de geada no centro-oeste e sul do Estado. O frio desses próximos dias será comparável ao que ocorreu no dia 28 de julho, quando uma onda de frio provocou as mais baixas temperaturas deste ano no Estado.

No centro-oeste, sul e leste de São Paulo, as menores temperaturas estimadas para as madrugadas de quinta e sexta-feira, 4 e 5 de agosto, devem variar de 0ºC a 5ºC. Há chance de geada em cidades como Sorocaba, Itapeva, Avaré, Bauru, Ourinhos e Presidente Prudente. Na serra da Mantiqueira também deve gear nesses dias, com temperatura um pouco abaixo de zero grau em Campos do Jordão. No norte do Estado e no litoral, as temperaturas mínimas devem variar de 5ºC a 10ºC.

Na capital paulista, a temperatura na madrugada e amanhecer de 4 e 5 de agosto deve ficar entre 4ºC e 7ºC. Há chance de novo recorde de frio. Até agora, as menores temperaturas registradas em São Paulo foram de 2,4ºC na zona sul, no dia 28 de junho, segundo a medição da USP. Na zona norte, a menor temperatura registrada até agora pelo Instituto Nacional de Meteorologia foi de 6,1ºC, também em 28 de junho.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade