PUBLICIDADE

Sul do país registra primeira neve do ano nesta segunda-feira

22 jul 2013 - 07h39
(atualizado em 23/7/2013 às 18h17)
Compartilhar
Exibir comentários
São Joaquim, na serra catarinense, registrou neve na madrugada desta segunda-feira
São Joaquim, na serra catarinense, registrou neve na madrugada desta segunda-feira
Foto: São Joaquim Online / Especial para Terra

A cidade de São Joaquim, na serra catarinense, registrou a primeira ocorrência de neve por volta das 4h30 desta segunda-feira. O fenômeno voltou a ocorrer pela manhã. Segundo a Epagri/Ciram, também nevou em outros municípios catarinenses, como Lages, São Miguel do Oeste, Pinhalzinho, Chapecó e Xanxerê.

Saiba como se calcula a sensação térmica

"Neve em Chapecó e nas cidades do oeste é pouco frequente, mas não é algo raro", informou o meteorologista Marcelo Martins. Segundo ele, foi registrado ainda chuva congelada em São Joaquim, Catanduvas, Xanxerê, Água Doce, Campos Novos, Joaçaba e São Domingos. 

De acordo com a Epagri/Ciram, o Estado teve temperaturas negativas no início da manhã em Água Doce (-0,4ºC), São Joaquim (-0,5ºC) e no Morro da Igreja, divisa dos municípios de Bom Jardim da Serra, Orleans e Urubici (-0,3ºC). A previsão é que o frio se torne mais intenso no decorrer do dia. 

RS: neve cobre carros e casas em São José dos Ausentes:

Há registros de neve também em São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul. O fenômeno teria começado por volta das 5h30. No início da manhã, muitos aproveitaram a neve acumulada para fazer bonecos. 

O frio intenso é provocado por uma super onda de frio que começou a invadir o Brasil nesta segunda-feira. Quase todo o Rio Grande do Sul, o centro oeste, sul de Santa Catarina e o sul do Paraná registravam temperatura abaixo de 5°C por volta das 6h da manhã.

Como o frio intenso persiste e a umidade continua alta na maior parte do Sul do Brasil, a previsão da Climatempo indica que isso favorecer a queda de neve ao longo do dia em áreas de planalto e serra do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e o sul do Paraná. "A condição é de neve que possa acumular, mas ficará mais propício nas partes mais altas do planalto sul do Estado, como São Joaquim, Bom Jardim, Painel, Urubici e Urupema", informou Martins.

Possibilidade de neve em Curitiba

Na terça-feira, as condições para a ocorrência de neve persistem sobre parte do Sul do Brasil. Há possibilidade do fenômeno da madrugada de terça-feira no leste do Paraná, incluindo áreas da Grande Curitiba.

De acordo com a Climatempo, a última vez que nevou na capital paranaense foi em 1975, uma histórica nevada que cobriu Curitiba com uma grossa camada de neve. Outras áreas no centro-sul do Paraná também poderá registrar o fenômeno. Áreas de planalto e serra de Santa Catarina e a serra do Rio Grande do Sul ainda poderão ter mais neve nesta terça-feira.

Colaboraram com esta notícia os internautas Ivan Ricardo Schneider, de São Martinho (RS), Cleimara Felizardo, de Cocal do Sul  (SC), e Frederico Michels Zanette, de São José dos Ausentes (RS),  que participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade