PUBLICIDADE

Sudeste tem 30 mortes e 58 cidades em emergência por chuva

6 jan 2011 - 17h40
(atualizado às 22h45)
Compartilhar

As chuvas que atingem os Estados do Sudeste provocaram a morte de pelo menos 30 pessoas e deixaram mais de 37 mil desabrigadas (alojadas em abrigos públicos) ou desalojadas (obrigadas a deixar suas casas e abrigadas por parentes ou amigos). Ao todo, 58 municípios de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo já decretaram estado de emergência.

Itapeva é um dos municípios mineiros afetados pelas chuvas
Itapeva é um dos municípios mineiros afetados pelas chuvas
Foto: Divulgação

No Estado de São Paulo, quatro membros de uma família morreram nesta quinta-feira, em Jundiaí, soterrados dentro de casa por um deslizamento de terra, segundo um comunicado da Defesa Civil paulista. As vítimas foram identificadas como o borracheiro Joseildo Pedro Pereira, 28 anos, sua esposa, a dona de casa Lenira Maria Rigueira, 38 anos, uma filha do casal, de 5 anos, e uma enteada de 10 anos.

Hoje, também foram resgatados os corpos de dois desaparecidos em decorrência da chuva em Limeira e em Santa Bárbara d'Oeste. Na região de Campinas, 23 cidades em estado de atenção.

Com as vítimas desta quinta-feira, a Defesa Civil de São Paulo contabiliza nove mortes, 11 feridos, 778 desabrigados, 4.193 desalojados e 54 municípios afetados pelas enchentes, sendo o de Mauá o único em estado de alerta.

Em Minas Gerais, 14.329 pessoas abandonaram suas moradias, somados desalojados e desabrigados, desde outubro passado. Foram registradas 16 mortes e 45 feridos. De acordo com último balanço da Defesa Civil estadual, divulgado nesta quinta-feira, 170 casas foram destruídas, 4.192 ficaram danificadas, 58 pontes caíram e 294 sofreram pequenas avarias. No total, 97 municípios enfrentam dificuldades por causa dos temporais. Hoje, os municípios de Senador Cortes, Inconfidentes e Lagoa dos Patos decretaram situação de emergência.

A Defesa Civil do Rio de Janeiro não registrou nesta quinta-feira nenhum problema grave. Do dia 24 de dezembro até a última terça-feira, o órgão contabilizou no Estado 1.038 desalojados e 328 desabrigados, mas a maioria já voltou para casa. Dez cidades sofreram com os problemas causados pelas chuvas, entre elas Petrópolis, Teresópolis, Campos e Cardoso Moreira.

No Espírito Santo, há 1.555 desabrigados e 3.854 desalojados em 30 cidades, conforme dados do Ministério da Integração Nacional. Em nove municípios, entre eles São Domingos do Norte e Barra de São Francisco, os moradores já conseguiram retornar às suas casas. O número de mortos chega a cinco. O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, visita amanhã os municípios de Santa Maria de Jetibá, Itaguaçu e Itarana para avaliar os danos.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva vai continuar na região Sudeste nesta sexta-feira. O Inmet prevê pancadas de chuva com trovoadas fortes em todo o Estado de São Paulo. Em Minas Gerais, a previsão do tempo é de chuva no oeste e sul do Estado, com possibilidade de chuvas isoladas em outras áreas. No Rio de Janeiro, o céu deve ficar de nublado a claro na maior parte do Estado. Na região serrana e no Vale do Paraíba, pode ocorrer chuva com possibilidade de trovoada. Para o Espírito Santo, a previsão é de chuva principalmente no sul e nas cidades serranas capixabas.

Com informações das agências Brasil e EFE.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade