PUBLICIDADE

SP: usuários aprovam ar condicionado em ônibus, diz pesquisa

3,4% dos entrevistados temem problemas respiratórios com o uso do equipamento e 0,8% expressaram preocupação com a necessidade de manter limpo o filtro.

30 jan 2015 - 20h43
Compartilhar
Exibir comentários
<p>São Paulo tem 60 ônibus articulados com ar-condicionado, mas Prefeitura quer acessório em toda a frota.</p>
São Paulo tem 60 ônibus articulados com ar-condicionado, mas Prefeitura quer acessório em toda a frota.
Foto: Fábio Santos / Terra

Pesquisa divulgada pela SPTrans em linhas de ônibus já equipadas com ar condicionado na cidade de São Paulo mostra que 85,3% dos usuários aprovam o acessório e consideram que as viagens ficaram mais confortáveis no verão. Do total de paulistanos que participaram do levantamento, 72% também manifestaram o desejo de que as empresas operadoras instalem o ar-condicionado em maior número de veículos.

A pesquisa “Opinião e Receptividade à Instalação do Ar Condicionado” foi apresentada pelo secretário Municipal de Transportes, Jilmar Tatto, nesta sexta-feira (30). "O ar condicionado não é mais um luxo. É um serviço necessário para quem  se desloca pela cidade no transporte público”,  disse o secretário.

Na amostragem, 87,3% consideraram a temperatura do ar agradável. Outros 3,4% reportaram não gostar da iniciativa por temerem problemas respiratórios e 0,8% expressaram preocupação com a necessidade de manter limpo o filtro. Não houve diferença significativa nas opiniões colhidas junto a homens ou mulheres e de diferentes idades.  

Até o final de 2015, a expectativa é de que mil ônibus estejam circulando com ar-condicionado, afirmou o secretário. A Secretaria Municipal de Transportes já determinou que todos os veículos do sistema tenham o equipamento instalado, mas ainda não definiu regras e prazos para que isso aconteça.

Coordenada pela Diretoria de Planejamento da SPTrans em janeiro, a pesquisa teve como  objetivo coletar as primeiras opiniões dos usuários em relação aos 60 ônibus articulados da frota que já estão equipados. A metodologia concentrou-se na aplicação de questionários junto a 400 usuários habituais de quatro linhas: Terminal Campo Limpo/Paraíso; Terminal Campo Limpo/Terminal Pinheiros; Terminal Parque Dom Pedro II/Terminal Santo Amaro e Terminal Sacomã/Terminal Mercado.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade