PUBLICIDADE

SP: transportes devem funcionar durante greve geral; veja serviço

10 jul 2013 - 19h41
(atualizado às 20h55)
Compartilhar
Exibir comentários

Em meio à convocação por parte de centrais sindicais para paralisações de diversas categorias, na quinta-feira, em todo o País, os ônibus funcionarão normalmente na capital paulista durante o dia, de acordo com o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo e a São Paulo Transporte (SPTrans). Segundo o sindicato, o processo de eleição da nova diretoria impediu a participação no ato. 

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/brasil/infograficos/greve-geral/" href="http://noticias.terra.com.br/brasil/infograficos/greve-geral/">Greve Geral</a>

Além dos ônibus, funcionarão também o Metrô e os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Os metroviários realizaram assembleia nesta quarta-feira e optaram por manter o serviço em operação na quinta-feira. O governo de São Paulo já havia garantido hoje na Justiça uma decisão liminar que impedia a paralisação do Metrô.

Além dos ônibus, todo o serviço público relacionado ao governo do Estado, da área de saúde à segurança, funcionará normalmente na quinta-feira.

O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) convocou a categoria a ir às ruas, nos eventos organizados pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), na capital do Estado e também no interior. A adesão, porém, não terá efeito, já que as escolas estaduais estão em férias.

O Sindicato dos Comerciários de São Paulo (SEC-SP) convocou a categoria a aderir à paralisação e, por isso, algumas lojas podem sofrer com a ausência de funcionários.

Apesar da convocação dos comerciários, o Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo (Sindilojas-SP) não faz parte do movimento. Em seu site, o Sindilojas orienta proprietários de lojas sobre a não obrigatoriedade de dispensa dos funcionários e afirma que o trabalhador que se ausentar ao serviço pode ter o salário descontado. 

Segundo o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, os bancos funcionarão normalmente em toda a Grande São Paulo. Somente as agências da avenida Paulista, local de concentração de diversos atos de centrais sindicais, não funcionarão. 

A Secretaria de Segurança Pública ainda não definiu como será a ação da Polícia Militar na manutenção da segurança durante os atos na cidade. De acordo com a assessoria de imprensa da pasta, a ação ainda está sendo analisada. 

O Terra entrou em contato com a prefeitura da capital paulista, mas, até as 19h30, não havia obtido resposta sobre o funcionamento das secretarias e órgãos ligados ao Executivo municipal. 

Veja a lista divulgada pela Força Sindical das cidades que devem participar do dia de paralisações:

ESTADO CIDADES
Amazonas Manaus
Alagoas Maceió
Bahia Salvador, Itabuna, Alagoinhas, Brumado, Caetité, Jequié, Camaçari, Nazaré, São Roque e Itabuna
Ceará Fortaleza
Distrito Federal Brasília
Espírito Santo Vitória
Goiás Catalão e Anápolis
Mato Grosso Cuiabá
Mato Grosso do Sul Campo Grande
Minas Gerais Belo Horizonte e Ipatinga
Pará Belém
Paraná Curitiba
Pernambuco Recife
Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Volta Redonda e Resende
Rio Grande do Norte Natal
Rio Grande do Sul Porto Alegre e Região Metropolitana
Santa Catarina Florianópolis, Criciúma, Itajaí e Chapecó
São Paulo São Paulo, Osasco, Santo André, Guarulhos, São Caetano, Santos, Barretos, Marília, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, Franca, Santos, Sorocaba, São José dos Campos, Lorena, Araçatuba, entre outras.
Sergipe Aracaju
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade