PUBLICIDADE

SP: tempestade provoca queda de mais de 200 árvores

Parque do Ibirapuera teve de ser fechado pelas quedas de árvores; além disso, algumas estações de trem tiveram serviço interrompido temporariamente

29 dez 2014 - 08h01
(atualizado às 17h13)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Imagem registrada no Campo Belo, zona sul da capital</p>
Imagem registrada no Campo Belo, zona sul da capital
Foto: Alexandre Serpa / Futura Press

Entre a noite de domingo e a manhã de segunda-feira, fortes chuvas atingiram a região metropolitana de São Paulo. Durante o período, de acordo com a secretaria de coordenação das subprefeituras da cidade, ao menos 264 árvores foram derrubadas em razão do forte temporal que atingiu a capital paulista na madrugada desta segunda-feira.

Por causa da tempestade, o Parque Ibirapuera, que abre normalmente às 5h, ficou fechado durante boa parte do dia. De acordo com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, a decisão foi tomada por questão de segurança. É a primeira vez que o parque, na zona sul paulistana, é fechado devido à queda de árvores.

A administração do Ibirapuera está removendo e contabilizando as plantas derrubadas pela forte chuva, e não há previsão de reabertura, segundo a secretaria municipal. A tempestade teve descargas elétricas, trovões e rajadas de vento. Na região do Aeroporto de Congonhas, também na zona sul, os ventos atingiram 96,3 quilômetros por hora (km/h). Toda a cidade ficou em estado de atenção entre 0h20 e 1h23.

Por conta da queda de árvores, a circulação de trens entre as estações São Caetano e Rio Grande da Serra, da Linha 10 - Turquesa da CPTM, foi interrompida temporariamente.

De acordo com a AES Eletropaulo, mais de 3 mil raios atingiram a área de concessão da distribuidora e pelo menos 128 árvores caíram sobre a rede elétrica - o que causou oscilações e falta de energia especialmente na zona sul e na zona norte da cidade e também na região do ABC. 

O trânsito, mesmo com estes problemas, permaneceu abaixo da média durante a manhã, com apenas 11 km de lentidão nas vias monitoradas pela CET. Não houve pontos de alagamentos registrados. 

Na manhã desta segunda-feira, os termômetros do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) registraram temperaturas entre 26 e 28 graus Celsius (ºC). Os percentuais de umidade do ar oscilaram em torno de 60%. Entre a tarde e a noite, o calor e a grande disponibilidade de umidade na atmosfera devem favorecer a formação de temporais na capital e na região metropolitana. As chuvas podem vir acompanhadas de rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Com informações da Agência Brasil.

Colaboraram com esta notícia os leitores Marisa Rodrigues, Paulo Coelho, Reinaldo Machado do Nascimento, Simone Sábio, Patricia Santana, Angela Bonani de Vasconcelos e Everaldo, de São Paulo (SP), e Rodolfo Guilherme Ramiro da Silva, de Itapevi (SP), que participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade