PUBLICIDADE

SP sai do estado de atenção; previsão é de mais chuva

8 jan 2010 - 14h54
(atualizado às 19h22)
Compartilhar

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) anunciou o final do segundo decreto de estado de atenção por causa das chuvas para a zona leste de São Paulo às 18h40 desta sexta-feira. A atenção teve início às 17h50. Das 14h30 às 15h52 de hoje, as zonas leste e sudeste já haviam estado em atenção, segundo o órgão. Chove na capital paulista há 17 dias seguidos - desde 23 de dezembro - onde foi registrada também a metade do volume de chuva esperado para o mês de janeiro.

Nuvens escurecem o céu na zona norte de São Paulo
Nuvens escurecem o céu na zona norte de São Paulo
Foto: Grizar Junior / Futura Press

Segundo o CGE, além das áreas de instabilidade que colocaram a cidade em estado de atenção diariamente desde o último domingo, agora São Paulo conta com a presença de uma frente fria na costa do sudeste o que mantém a condição para pancadas de chuva.

No final da tarde, as chuvas mais fortes se concentraram em Itapevi, Jandira, Osasco e Taboão da Serra. O CGE alertou que o solo já se encontrava encharcado em algumas regiões, o que elevava o potencial para alagamentos e deslizamentos de terra.

Ontem, temporais atingiram a capital e deixaram a região do Itaim Paulista em alerta, devido ao transbordamento do córrego Três Pontes, que causou diversos alagamentos.

Hoje, áreas de instabilidade que causaram pancadas isoladas de chuva se formaram na Grande São Paulo. Choveu forte em alguns pontos com potencial para a ocorrência de rajadas de vento. No início da tarde, os bairros mais atingidos foram Vila Prudente e Ipiranga. Nas próximas horas, novas áreas de chuva podem atingir outras regiões da capital paulista.

Deslizamentos de terra

Hoje, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de São Paulo informou ainda que decretou, desde as 20h de quinta-feira, para as regiões de Jaçanã, Perus, Pirituba, Casa Verde, Freguesia do Ó, Santana, Aricanduva, Penha, Ermelino Matarazzo, Itaquera, São Miguel, Guaianases e Itaim Paulista estado de atenção por riscos de deslizamentos.

Já para as regiões de São Miguel Paulista e Itaim Paulista foi decretado estado de alerta para enchentes. Segundo o órgão, a medida é preventiva já que há previsão de fortes pancadas de chuvas, no período da tarde, que podem vir causar enchentes, inundações, alagamentos e deslizamentos.

Aeroporto

Às 18h15, o aeroporto de Congonhas estava aberto para pousos e decolagens, porém, operava por instrumentos. Às 16h49, as operações de pouso foram suspensas por causa da chuva e, às 17h05, todas as operações foram canceladas devido ao mau tempo. Apenas às 17h27, o aeroporto foi reaberto.

Segundo a Infraero, até as 18h, dos 184 voos, dez tiveram atrasos de mais de 30 minutos e outros 16 foram cancelados.

Trânsito

Até as 18h15, o CGE registrava nove pontos ativos de alagamento na cidade, mas todos transitáveis. Já a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), informou que, no mesmo horário, havia 107 km de lentidão no trânsito da capital.

Segundo a CET, foi registrada, na tarde de hoje, uma queda de árvore na avenida Celso Garcia, nº 4353, no sentido bairro.

Previsão

No fim de semana o sistema frontal afasta-se para o oceano e os maiores períodos de sol mantêm o tempo abafado. As temperaturas devem variar entre mínimas de 21ºC e máximas chegando aos 29ºC na capital paulista. As chuvas ocorrem na forma de pancadas isoladas no final das tardes.

Mortes no Estado

Segundo um boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual de São Paulo as chuvas no Estado já causaram 43 mortes desde o dia 1º de dezembro de 2009. Segundo o órgão, no mesmo período, 27 pessoas ficaram feridas e uma continua desaparecida devido à ocorrência dos temporais.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade