PUBLICIDADE

SP: represa cheia cria boato sobre nível do Cantareira

Reservatório Paiva Castro aparece em vídeo cheio d'água; Sabesp diz que represa é a menor do sistema

28 jan 2015 - 13h04
(atualizado às 13h13)
Compartilhar
Exibir comentários
Vídeo mostra represa Paiva Castro cheia d'água e questiona nível do Sistema Cantareira
Vídeo mostra represa Paiva Castro cheia d'água e questiona nível do Sistema Cantareira
Foto: Reprodução

Um vídeo que circula na internet criou um rumor de que os dados divulgados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) sobre a situação das represas paulistas não estão corretos. No vídeo, uma represa que compõe o Sistema Cantareira, um dos principais mananciais que abastecem a região metropolitana e a capital paulista, aparece cheia d’água.

“Para onde será que vai essa água”, questiona, no vídeo, o motorista que percorre o reservatório de carro.

De acordo com a Sabesp, a represa em questão é a Paiva Castro, a última e a menor do sistema. O reservatório tem capacidade de armazenamento de 7 bilhões de litros e fica cheio porque recebe o volume captado nas represas Jaguari-Jacareí, Cachoeira e Atibainha, que estão em nível mais alto.

Cantareira cheia? Vídeo faz crescer boato na internet:

Ao todo, o Sistema Cantareira tem capacidade para armazenar 982 bilhões de litros de água. De acordo com os dados da Sabesp, o manancial operava com 5,1% de sua capacidade nesta quarta-feira, já com a segunda cota do volume morto.

Está passando por problemas com a água em sua cidade? Mande relatos, fotos e vídeos para nós pelo vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra, clicando aqui, ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

A crise no sistema Cantareira A crise no sistema Cantareira

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade