PUBLICIDADE

SP: recenseadores são afastados por suspeita de fraude no Censo

3 nov 2010 - 16h59
(atualizado às 17h43)
Compartilhar
Rose Mary de Souza
Direto de Campinas

Pelo menos cinco recenseadores que realizavam o Censo 2010 em Indaiatuba, interior de São Paulo, foram afastados sob suspeita de fraude na coleta de dados para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o órgão, a manipulação dos dados, por meio da invenção das informações dos moradores pelos suspeitos, foi notada em 18 dos 242 setores domiciliares da cidade na sexta-feira.

O trabalho de checagem da veracidade dos dados com nova apuração junto aos moradores será feito por outros recenseadores, que começaram as visitas nesta quarta-feira. A previsão é que essa etapa termine até o final da semana.

Segundo o IBGE, a suspeita da irregularidades surgiu após alguns moradores procurarem o órgão, por telefone e por e-mail, pedindo o agendamento de uma data para a visita de um recenseador. Entretanto, essas pessoas constavam como recenseados nos bancos de dados do IBGE. A possibilidade de agendamento de data e hora para a coleta de dados havia sido amplamente divulgada, pois em várias situações era difícil encontrar pessoas nas residências.

De acordo com o instituto, a discrepância nas informações ocorreu na maioria das questões formuladas que constam no computador manual utilizado por cada um dos recenseadores suspeitos como, por exemplo, o número de habitantes na residência, escolaridade e assinatura eletrônica.

O IBGE afirmou que vai preencher os relatórios sobre a atuação dos colaboradores apontados pela manipulação das falsas informações e depois estudará medidas jurídicas de punição.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade