PUBLICIDADE

SP: recenseador forja dados e IBGE tem de revisitar casas

29 out 2010 - 10h10
Compartilhar

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) identificou fraude no recenseamento de pelo menos 10 casas de Patrocínio Paulista, a 420 km de São Paulo. A pessoa responsável pela coleta de dados teria inventado as informações de residências fechadas, evitando retornar aos locais para realizar o trabalho. Além disso, os recenseadores são pagos de acordo com o número de domicílios visitados.

A suspeita de fraude partiu de uma consulta à população, na qual moradores afirmaram não terem respondido ao Censo 2010. Um sistema automatizado do IBGE, que realiza a checagem de todos os recenseamentos, mostrou discrepâncias consideráveis em relação aos índices esperados para a região. Um supervisor foi aos respectivos domicílios e confirmou o problema. Já estão sendo devidamente visitadas as cerca de 300 residências do setor.

O recenseador, além de não receber pagamento, deverá responder a processo administrativo e devolver o adiantamento que recebeu do IBGE. Há a possibilidade, ainda, de instauração de um processo criminal, o que independe do IBGE.

Dados de 2009 identificavam 12.943 habitantes em Patrocínio Paulista. O repasse de recursos a municípios depende diretamente desse índice. No Censo 2010, em que cada supervisor fiscaliza o trabalho de seis recenseadores, este é o único caso de invenção de dados registrado em São Paulo.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade