PUBLICIDADE

SP: Prefeitura inaugura nova ciclofaixa na Avenida Paulista

2 set 2012 - 15h17
(atualizado às 15h32)
Compartilhar

Uma nova ciclofaixa de 5 km de extensão (2,5 km em cada sentido) foi inaugurada neste domingo com a participação do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, na Avenida Paulista. A nova pista vai funcionar nos domingos e feriados nacionais, das 7 às 16 horas, ligando a Rua da Consolação à Praça Osvaldo Cruz.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, participa da inauguração da Ciclofaixa de Lazer Paulista
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, participa da inauguração da Ciclofaixa de Lazer Paulista
Foto: J. Duran Machfee / Futura Press

Junto com a instalação da ciclofaixa, a Prefeitura vai reduzir a velocidade permitida na via dos atuais 60km/h para 40km/h durante o horário de funcionamento da ciclofaixa de Lazer Paulista e bloquear a rua Haddock Lobo, entre a rua Luis Coelho e a Avenida Paulista, permitindo apenas o acesso local.

Alternativas
Os motoristas que se utilizam da rua Haddock Lobo no sentido da rua da onsolação, deverão utilizar as ruas Luis Coelho e Augusta (sentido bairro), além da Avenida Paulista (sentido Consolação). Os motoristas que querem seguir no sentido Jardins, também deverão utilizar as ruas Luis Coelho e Augusta (sentido bairro). Já os motoristas que se dirigem ao bairro do Paraíso, deverão utilizar as ruas Luis Coelho, Augusta (sentido centro), Peixoto Gomide e Avenida Paulista (sentido Paraíso).

Novo semáforo

A novo ciclofaixa também ganha a partir deste domingo um novo semáforo específico para ciclista no cruzamento da Avenida Paulista com a rua Haddock Lobo. A sinalização, em duas fases, indica que em um primeiro momento os ciclistas deverão parar e aguardar junto ao semáforo, enquanto os veículos prosseguem em frente normalmente. Na fase seguinte será a vez dos veículos ficarem retidos pelo semáforo e os ciclistas seguirem em frente.

Ampliação
Em duas semanas, a ciclofaixa será estendida até o centro antigo de São Paulo, onde entrará em operação a Ciclorrota Turístico-Cultural do Centro. A interligação será feita pela avenida Bernardino de Campos, rua Vergueiro e avenida Liberdade, chegando à Praça da Sé. O circuito será interligado à Ciclofaixa de Lazer Paulista através de trechos da Motofaixa Vergueiro/Liberdade, que, aos domingos e feriados nacionais, das 7 às 16 horas, serão tranformados em ciclofaixa.

Com a inauguração deste domingo, chega a 72 km a extensão das ciclofaixas instaladas ao redor da capital paulista. A Prefeitura estima que 100 mil pessoas utilizem as vias a cada domingo.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade