PUBLICIDADE

Cidades

SP: policiais e manifestantes entram em confronto em protesto

13 jun 2013 - 19h22
(atualizado em 14/6/2013 às 14h28)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Policiais e manifestantes se enfrentaram em protesto nesta quinta-feira</p>
Policiais e manifestantes se enfrentaram em protesto nesta quinta-feira
Foto: Bruno Santos / Terra

Manifestantes que protestam contra o aumento da passagem no transporte público em São Paulo e a Polícia Militar entraram em confronto na noite desta quinta-feira, por volta das 19h15, no cruzamento da rua da Consolação com a rua Maria Antônia.

Policiais faziam um bloqueio na área para evitar que os manifestantes avançassem na rua da Consolação e bloqueassem os dois sentidos da via, mas um grupo de cerca de 400 manifestantes ultrapassou o isolamento da PM, que usou gás lacrimogêneo, tiros de borracha e bombas de efeito moral para tentar conter o avanço dessas pessoas. Os manifestantes responderam com rojões, lixeiras e pedras.

Com a interrupção do tráfego, carros ficaram parados na região. Alguns motoristas abandonaram os veículos, para tentar fugir do tumulto.

Ônibus que usavam o corredor na rua da Consolação também não conseguiam seguir viagem e foram abandonados pelos passageiros. Cerca de 30 veículos foram vandalizados, e tiveram janelas quebradas, além de serem pichados.

Por conta da ação desse grupo de manifestantes, a rua da Consolação teve o trânsito interrompido nos dois sentidos. Os manifestantes recuaram para a praça Roosevelt gritando em coro: "Policia fascista! Sem violência". Outro grupo seguiu pela rua Augusta, que também teve o trânsito interrompido.

Bombas de gás lacrimogêneo foram lançadas dentro do campus da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). 

Cerca de 30 bombas foram lançadas na região da praça Roosevelt. A repórter do Terra Marina Novaes tentou fugir das bombas lançadas pela polícia e se refugiou na garagem de um prédio próximo ao local, junto de um grupo de outras pessoas. Além de manifestantes, pessoas que passavem pelo local também foram atingidas e sofreram com o efeito do gás lacrimogêneo.

A polícia isolou a área e levou o grupo para o camburão. Retida, ela foi dispensada depois que se apresentou como jornalista. 

Às 19h45, cerca de 70 pessoas haviam sido presas. Os policiais também bloquearam o acesso à rua Augusta e cercaram as saídas da praça Roosevelt, numa tentativa de controlar os manifestantes e evitar que eles se deslocassem até a avenida Paulista.

Além das pessoas que faziam parte do protesto, populares se reuniram na praça Roosevelt, para tentar escapar dos conflitos. 

Além do cruzamento da rua Maria Antônia com a Consolação, manifestantes e policiais se enfrentaram também no encontro da rua Coronel José Eusebio com a avenida Angélica, próximo ao cemitério da Consolação.

Por volta das 20h10, a avenida Paulista ficou completamente fechada. Homens da Tropa de Choque fizeram uma barreira para evitar que manifestantes ocupassem a via.

Manifestantes e policiais se enfrentaram na avenida Paulista, por volta das 21h10, na altura do Condomínio Conjunto Nacional e também próximo ao Edifício Gazeta. Cerca de 300 homens da Tropa de Choque tentavam dispersar o grupo envolvido no protesto, que pedia para que a PM agisse "sem violência".

O Terra flagrou três estações da Linha 2-Verde do Metrô que passam pela avenida Paulista (Consolação, Brigadeiro e Trianon-Masp) sendo fechadas por seguranças, por volta de 21h15. Assim que a polícia dispersava manifestantes próximos às estações, a entrada era liberada. Procurada, a empresa negou que estações tenham sido fechadas.

PM confirma prisões

Às 21h, a Polícia Militar confirmou 41 prisões. Assim como nos outros protestos, os detidos foram encaminhados para o 78º Distrito Policial (Jardins). A reportagem do Terra, porém, flagrou, até o horário, 70 detenções. 

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/tarifas-de-onibus/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; data-cke-418-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/tarifas-de-onibus/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/tarifas-metro-onibus-sp/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/tarifas-metro-onibus-sp/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;

Colaboraram com esta notícia os internautas Alex Albino e Leonardo Galli, de Guarulhos (SP), Tico Alzani, Marcos Smania, Bruno Fernandes, Fabricio Bomjardim, Pedro Diaz, Mariana Ayabe,Sarah Kamada e Beto Lago, de São Paulo (SP), que participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade