PUBLICIDADE

SP: para novo secretário da Saúde, Mais Médicos não resolverá problemas

5 set 2013 - 13h46
(atualizado às 13h48)
Compartilhar
Exibir comentários

O médico David Uip assumiu a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo na manhã desta quinta-feira, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes. O ex-diretor executivo do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas fez algumas críticas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e ao Programa Mais Médicos. Para ele, o novo sistema que dividiu opiniões em todo País, não resolverá o problema da Saúde no Brasil.

"Espero que dê certo. Acho que não é isso que resolve a Saúde. Estava avaliando como começaram os problemas da área no Brasil. A população vive mais, as necessidades são outras, a modernidade implica em avanços, tecnologia e investimento de dinheiro. Toda iniciativa pró-Saúde estou do lado. A minha posição é que Saúde se faz com trabalho no dia a dia, com investimento, multidisciplinaridade, um contexto de profissionais tentando entender a Saúde de forma global. Mas o tempo vai dizer qual a melhor forma. Precisamos de um contexto de profissionais bem pagos, com planos e cargos, entendendo a Saúde de uma forma mais local”, afirmou.

O novo secretário de Saúde de São Paulo é formado pela Faculdade de Medicina da Fundação Universitária do ABC, tem mestrado e doutorado em doenças infecciosas e parasitárias pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

David Everson Uip é conhecido como o médico das celebridades. O infectologista já atendeu muitos políticos, como a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente José Sarney, o ex-governador de São Paulo Mário Covas e algumas celebridades, como os cantores Fábio Júnior e Thiaguinho. Entre 2003 e 2008, Uip foi diretor executivo do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo. Já entre 2007 e 2008 assumiu a diretoria da Fundação Zerbini. O infectologista faz parte também do quadro de profissionais do Hospital Sírio-Libanês.

Em relação ao SUS, Uip acredita que o sistema precise ser repaginado e modernizado. Ele disse estar bastante orgulhoso de seu novo cargo, mas afirmou que há muito a se fazer na Saúde de São Paulo. “Depois de 37 anos, assumo hoje a maior, mais desafiante e mais estimulante menção de minha vida profissional, o que significa levar Saúde de qualidade à população de todo Estado. O SUS é, sem dúvida, um dos mais incríveis projetos de inclusão social, mas precisa ser repaginado com ousadia e renovação”, disse.

Uip comentou também a respeito das eleições do próximo ano, que deverão ter o ministro da Saúde Alexandre Padilha como candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) para o governo de São Paulo. Porém, para Uip, “saúde não combina com política”.

“Queria que me fizessem essa pergunta. Eu acho que não combina saúde com política. Saúde combina com políticas públicas. Toda vez que eu acho que a política entra na agenda central o povo perde. Minha postura como secretário de Estado é de discutir com o ministro da Saúde políticas públicas porque política não é minha área”, afirmou Uip.

O governador de São Paulo Geraldo Alckmin deu as boas-vindas a Uip e afirmou que a prioridade do Estado continuará sendo a Saúde. Alckmin elogiou Uip e também Giovanni Guido Cerri, agora ex-secretário da Saúde. “Governar é escolher. O dinheiro nunca vai dar para todos. São Paulo escolheu melhorar a qualidade de vida da população, mas todos são responsáveis pelo SUS. Quero dizer do nosso compromisso para avançar na Saúde. Temos que ter parceiros nas prefeituras, no governo federal e parceiros na sociedade civil. São dois craques. Um craque é são-paulino, o Giovanni Cerri, o outro é santista, o Uip. Mas ambos são de um time muito mais importante, que é o time da Saúde, do amor, de cuidar de gente”, afirmou.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade