PUBLICIDADE

SP: ocupação perto do Itaquerão é batizada de 'Copa do Povo'

5 mai 2014 - 13h57
(atualizado em 8/5/2014 às 10h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Sem-teto ocupam terreno na região da Arena Corinthians, em São Paulo
Sem-teto ocupam terreno na região da Arena Corinthians, em São Paulo
Foto: Peter Leone / Futura Press

A ocupação promovida pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) a cerca de 4 quilômetros da Arena Corinthians, onde ocorrerá o primeiro jogo da Copa do Mundo, recebeu o nome de "Copa do Povo". O nome foi decidido em assembleia realizada na noite de domingo nas proximidades do Itaquerão.

Outras opções de nome incluíam "Doutor Sócrates" e "Itaquerão do Povo". De acordo com o MTST, a ação reuniu no sábado mil famílias, que ocuparam próxima ao palco de abertura da Copa. O grupo afirma que o local - um terreno particular - está abandonado há mais de 20 anos. A invasão começou no Parque do Carmo, na zona leste de São Paulo.

“A ocupação é uma demonstração de que os investimentos da Copa em Itaquera não atenderam aqueles que mais precisam. Enquanto foi gasto mais de R$1 bilhão no estádio, sem contar as obras de acesso, milhares de famílias não têm acesso à moradia em Itaquera”, afirmou o MTST em nota publicada na página do movimento no Facebook. ”Os investimentos antipopulares da Copa não passarão goela abaixo do povo das periferias. Itaquera se levanta por direitos sociais.”

Ainda segundo o movimento, as famílias que participam da ocupação viviam em áreas de risco, favelas ou sem condições de pagar aluguel “por conta da especulação imobiliária na região decorrente da construção do estádio de abertura da Copa.”

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade