PUBLICIDADE

SP: Metrô instalará ciclovia para interditar trecho na Marginal Pinheiros

1 nov 2013 - 11h16
(atualizado às 11h27)
Compartilhar
Exibir comentários

Após as críticas de cicloativistas e ciclistas que utilizam a ciclovia da Marginal Pinheiros por conta do fechamento do espaço para obras da Linha 17-Ouro, o Metrô paulista anunciou que construirá uma nova ciclovia, no lado oposto do rio, como alternativa para o trecho interditado.

O desafio das bicicletas nas grandes cidades

De acordo com o Metrô, a solução foi proposta por um grupo de cicloativistas e já apresentada ao Ministério Público paulista (MP-SP). O Metrô estimou o prazo para instalação do desvio em três meses.

Como não há como conciliar as obras com a passagem de ciclistas pelo local, o Metrô fará um desvio da ciclovia na ponte João Dias, utilizando uma pista na área da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE) na outra margem do rio. 

A ciclovia terá oito quilômetros de extensão e irá da ponte João Dias até a ponta Cidade Jardim, onde poderá ser feita a travessia para a ciclovia já existente. 

Na ponte João Dias, um acesso exclusivo será construído, por meio de escada e canaleta para as bicicletas, da ciclovia, na margem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), e uma rampa do outro lado do rio, que acessará a pista a ser pavimentada. 

Um trecho de cerca de 80 metros da ponte receberá alambrados nas laterais para propiciar segurança aos ciclistas. Na outra extremidade do desvio, na ponte Cidade Jardim, também serão colocados acessos, com escadas e canaletas. 

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/metro-novas-estacoes/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/metro-novas-estacoes/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade