PUBLICIDADE

SP: marcha de lésbicas e bissexuais pede 'fim do machismo'

3 mai 2014 - 15h11
(atualizado às 19h57)
Compartilhar
Exibir comentários

"Não queremos ser aceitas, mas respeitadas". Com esse mote, cerca de mil manifestantes participaram neste sábado, em São Paulo, na 12ª Caminhada de Lésbicas e Bissexuais da cidade. 

O grupo deixou o vão do Museu de Arte de São Paulo às 15h, na Avenida Paulista, e desceu a rua Augusta às 16h, de onde seguiu para o Largo do Arouche, tradicional reduto do público LGBT na capital paulista. Lá, o encerramento teve apresentações musicais.

A caminhada aconteceu na véspera da 14ª Parada do Orgulho Gay de São Paulo, que acontece também na Paulista, neste domingo, a partir das 10h.

De acordo com uma das organizadoras da caminhada, a médica veterinária Alessandra Acedo, 42 anos, a manifestação de hoje é uma forma de as bandeiras do público feminino lésbico e bissexual "não se diluírem" na grande festa a céu aberto em que a Parada acaba se transformando.

"Precisamos de um Estado laico de fato, de uma sociedade sem machismos e com direitos iguais. Antes de sermos lésbicas ou bissexuais, somos mulheres e sofremos preconceitos de várias formas", disse.

Segundo a organizadora, os pré-candidatos ao governo ou à Presidência nas eleições de outubro "ainda não se pocionaram" sobre as bandeiras LGBT."Todos os partidos precisam se posicionar e dizer quem, de fato, está do nosso lado", completou Alessandra, que completou: "Que todos tenham direitos iguais na sociedade, porque, caso atendam a uma minoria, apenas, não são direitos, mas privilégios."

Entre as participantes, gritos de guerra em favor da criminalização da homofobia e com críticas a congressistas que defendem posições segregacionistas, conforme a orientação sexual, deram o tom aos discursos improvisados em um caminhão de som.

"Chega de homofobia, de violência, e não é só na hora da festa e da Parada que as pessoas precisam aparecer pedindo isso. A consciência de que isso é crime precisa existir também fora desse tipo de evento", pediu a deputada estadual Leci Brandão (PC do B), presente ao ato.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade