PUBLICIDADE

SP: inventor de máquina que “faz” água se reúne com governo

4 nov 2014 - 08h29
(atualizado às 08h31)
Compartilhar
Exibir comentários

O engenheiro mecatrônico Pedro Ricardo Paulino, inventor de uma máquina que “fabrica” água condensando a umidade do ar, se reuniu nesta segunda-feira com representantes do governo paulista para apresentar um projeto para amenizar a pior crise de abastecimento da história do Estado. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, Paulino foi recebido pela gestão Geraldo Alckmin para mostrar a instalação de sua invenção, em escala maior, às margens dos rios Tietê e Pinheiros.

Durante a reunião com representantes da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, o engenheiro disse que as máquinas funcionariam como usinas produtoras de água. A proposta, porém, será analisada por técnicos.

"O objetivo não é suprir completamente o abastecimento, mas criar opções para que as represas não sejam a única fonte", disse Paulino ao jornal. Segundo ele, se aceito, o projeto seria o maior do mundo, mas ainda não há estimativa de custo.

Uma das versões da máquina produz 30 litros de água por dia e custa R$ 7 mil. A segunda versão, que produz até 5 mil litros por dia, é vendida por R$ 350 mil. Cada usina seria capaz de produzir 2 milhões de litros de água por dia, segundo o engenheiro, que afirma ser possível construir 20 delas em cada uma das marginais.

Considerando a média de consumo na Grande São Paulo, casa usina seria capaz de abastecer 12.422 pessoas.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade