PUBLICIDADE

SP: idosa morre durante incêndio em casa de repouso

Outras seis pessoas deram entrada na Santa Casa. Caso aconteceu em Jaú, interior de São Paulo

29 mai 2015 - 13h56
(atualizado às 14h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Uma idosa de 69 anos morreu e outras seis pessoas ficaram feridas
Uma idosa de 69 anos morreu e outras seis pessoas ficaram feridas
Foto: Leandro Carvalho / Comércio do Jahu

Um incêndio de médias proporções atingiu vários cômodos de uma casa de repouso para idosos durante a madrugada desta sexta-feira no Jardim Alvorada, em Jaú, no interior de São Paulo. As chamas tiveram início no quarto onde uma mulher de 69 anos dormia. Segundo o Corpo de Bombeiros, a idosa identificada como Nilce Aparecida Jacomini morreu carbonizada e outras seis pessoas - entre idosos e funcionários - ficaram feridos. As vítimas foram socorridas com queimaduras e com intoxicação, devido à grande quantidade de fumaça inalada. Segundo a Santa Casa, quatro já foram liberadas e outras duas continuam internadas. O estado de saúde é considerado estável.

Homens do Corpo de Bombeiros, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Polícia Militar trabalharam no resgate das vítimas, além de enfermeiras da Santa Casa e funcionários da concessionária que administra uma das rodovias de acesso ao município que cedeu uma viatura.

Siga o Terra Notícias no Twitter

De acordo com os Bombeiros, as equipes tiveram dificuldades para entrar na casa sendo preciso estourar cadeados, portas e janelas já que, por ter ocorrido durante a madrugada, estavam todos trancados. Os idosos eram carregados um a um no colo e colocados na rua para serem transportados até a Santa Casa. Mais de sete horas após o incêndio, o Corpo de Bombeiros ainda realizava o trabalho de rescaldo para evitar uma nova combustão no imóvel. A perícia esteve no local pela manhã.

De acordo com o advogado da casa de repouso – que é particular, Marcos Antônio Orselli, no quarto em que as chamas tiveram início viviam três mulheres, sendo que duas tinham dificuldades para se locomover.

“Por volta das 2h a enfermeira foi procurada por uma das mulheres dizendo que tinha fogo no quarto. Ao chegar no local o fogo já tomava conta de praticamente todo o cômodo. A enfermeira conseguiu salvar apenas uma das outras duas. A outra morreu carbonizada. A enfermeira entrou em choque ao ver que não poderia salvá-la”, contou. “Nossa sorte é que estamos a pouco mais de 1 km da base dos Bombeiros o que facilitou o socorro”.

Segundo ele, a idosa que morreu sofria de mal de Alzheimer, estava na casa há um ano e meio e os familiares residem em Barra Bonita, a 20 km de Jaú.

De acordo com o advogado, 28 idosos são assistidos na instituição que mantinha quatro funcionários no momento do incêndio. Informações preliminares dão conta de que o fogo teria começado quando uma idosa acendeu um isqueiro no quarto. “O problema é que a casa tem regras para os fumantes, cigarros e isqueiros ficam de posse dos funcionários que entregam para os pacientes quando pedem e de acordo com a orientação médica”, afirma. Ele ressalta ainda que vai ser apurado como uma paciente teve acesso a um isqueiro e o manteve no quarto sem o conhecimento dos funcionários.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Jaú, Valdir Baltazar, uma avaliação inicial aponta que o prédio não sofreu abalos estruturais e pode ser ocupado. “O prédio tem formato de ‘U’. No total são três alas, mas apenas uma foi atingida. Essas pessoas que estão desalojadas ficarão nas outras alas até que sejam removidas para uma outra casa, conseguida pela própria instituição. A Secretaria de Saúde está ajudando nesse trabalho”, disse.

Fogo destrói casa no Centro de Cascavel :
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade