PUBLICIDADE

SP: grupo protesta contra falhas e abusos a mulheres no Metrô

24 mar 2014 - 20h39
(atualizado às 20h41)
Compartilhar
Exibir comentários
Passageira segura cartaz protestando contra abusos a mulheres nos trens do metrô de São Paulo
Passageira segura cartaz protestando contra abusos a mulheres nos trens do metrô de São Paulo
Foto: Dario Oliveira / Futura Press

Um grupo de passageiros do Metrô de São Paulo promoveu um "apitaço" por melhoria no transporte público na Estação da Sé nesta segunda-feira. Os usuários assopram apitos para chamar a atenção das autoridades estaduais que controlam o sistema sobre a qualidade do serviço. Eles também se manifestaram contra o assédio a mulheres nos trens. Na semana passada, três homens foram detidos por abusar de mulheres no Metrô. 

Estatísticas do Metrô de São Paulo revelam que número de falhas graves no sistema dobrou nos últimos cinco anos. Em 2013, ocorreu uma pane grave a cada três dias, com grande transtorno aos passageiros. Foram 113 falhas de mais de 6 minutos de duração no ano. Os números, coletados e divulgados pelo Sindicato dos Metroviários, indicam aumento de 105% das panes em relação a 2009. 

Além disso, 30 grupos de molestadores que atuam no Metrô e na Companhia Paulista de Transporte Metropolitano (CPTM) estão sendo investigados pela Polícia Civil de São Paulo. Eles têm páginas no Facebook e em outras mídias sociais nas quais estimulam atos obscenos em mulheres no sistema metroviário. A intenção da Delegacia de Polícia do Metropolitano (Delpom) e da unidade de inteligência do Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas (Decade) é levantar informações de quem são as pessoas e com quem elas se relacionam. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade