PUBLICIDADE

Cidades

SP: fogo destrói maior acervo de ofídios tropicais do mundo

15 mai 2010 - 14h22
(atualizado às 23h09)
Compartilhar

Um incêndio atingiu neste sábado parte do Instituto Butantan, em São Paulo, destruindo mais de 82 mil serpentes, além de milhares de outros répteis, aranhas e escorpiões, no que era a maior coleção de ofídios tropicais do mundo.

Incêndio em laboratório do Instituto Butantan destruiu acervo de répteis
Incêndio em laboratório do Instituto Butantan destruiu acervo de répteis
Foto: Nelson Antoine/Foto Arena / Agência Estado

"Eram 77 mil serpentes classificadas e outras cinco mil em processo. Todo o conhecimento do Brasil estava aqui. São 100 anos de história", disse o cientista Francisco Franco, curador da coleção.

O fogo começou pela manhã e foi controlado pelos bombeiros apenas uma hora e meia depois.

Um edifício inteiro foi afetado pelas chamas e, em seu interior, os milhares de répteis que eram conservados em formol para os experimentos científicos acabaram destruídos.

Os bombeiros suspeitam que a causa do acidente possa ter sido um curto-circuito. As investigações devem se prolongar por semanas.

Fundado em 1901, o Instituto Butantan é um centro produtor de vacinas e um importante centro de pesquisa biomédica, que depende do governo de São Paulo.

O laboratório trabalha em vários projetos sobre o uso de venenos de répteis, que estavam sendo provados no combate a doenças como a leishmaniose e o mal de Chagas.

Recentemente, o Butantan também foi o órgão público encarregado de desenvolver no Brasil a vacina contra a gripe suína, a partir da cepa fornecida pelo laboratório francês Sanofi Pasteur.

EFE   
Compartilhar
Publicidade