PUBLICIDADE

SP: especialista dos EUA vê ineficiência com crise hídrica

19 jan 2015 - 09h11
Compartilhar
Exibir comentários
Crise da água em São Paulo faz 'explodir' febre por poços artesianos
Crise da água em São Paulo faz 'explodir' febre por poços artesianos
Foto: Reuters

O fator climático não é o único problema enfrentado por São Paulo na questão da crise hídrica que atinge a região metropolitana. Segundo a pesquisadora da Universidade de Stanford, na Califórnia, Newsha Ajami, a seca no Estado é agravada pela falta de gerenciamento e de soluções. Ela esteve em São Paulo em dezembro, a convite do governo Geraldo Alckmin (PSDB), para debater questões com autoridades e outros pesquisadores

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, Ajami – que é diretora do programa Water in the West, voltado para a pesquisa e desenvolvimento de soluções para os problemas de abastecimento de água no Oeste dos EUA – disse que o primeiro passo para São Paulo sair dessa crise seria consertar os vazamentos na tubulação. "Eles estão falando em fazer grandes obras, como construir mais reservatórios ou fazer a interligação com outros Estados, mas não dá para construir isso de uma hora para outra", disse.

A pesquisadora ainda se disse surpresa ao chegar em São Paulo e ver um rio que corta a cidade e que não é utilizado para nada. “Ele (rio Tietê) é bastante contaminado, claro, mas é impressionante impressionante saber que, no meio de uma seca, ninguém tenha levado em consideração usar essa água, descontaminá-la.”

Sobre a solução paliativa da Sabesp em diminuir a pressão da água durante a noite, Ajami avaliou como uma ideia perigosa, já que pode aumentar o risco de contaminação. “A água corre pelo sistema a uma velocidade muito alta. Se há um vazamento, a água sai da tubulação, mas não permite que nada entre nela. Agora, se você reduz a pressão, vai haver mais espaço dentro dessa passagem e, nos lugares em que há vazamentos, essa água que saiu pode voltar a entrar na tubulação, já contaminada”, falou a pesquisadora.

Além do conserto de vazamentos, Ajami defende como medidas de curto prazo a aplicação de multas para consumos elevados e incentivos para quem economizar. Outra solução seria a captação de água da chuva,  que poderia ser tratada e utilizada.

Água jorra de tubulação furada em bairro nobre de São Paulo:

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade