PUBLICIDADE

SP: especialista do CGE diz que não é preciso desalojar pessoas

14 dez 2010 - 13h59
(atualizado às 14h03)
Compartilhar

O engenheiro, especialista em análise de risco do Centro de Gerenciamento de Emergências de São Paulo (CGE), Hassan Barakat afirmou nesta terça-feira em entrevista ao Terra TV que ainda não é necessária a retirada de pessoas de áreas da cidade por causa do risco de deslizamentos de terra. Segundo o engenheiro, esses locais estão sendo monitoradas e é possível minimizar os efeitos dos temporais.

"Não (há áreas em) que a população tenha que ser retirada, mas há áreas que estão sendo monitorados - Vila Prudente é uma delas, Butantã, Ipiranga", disse Barakat. "A defesa civil já decretou estado de atenção, mas não há a necessidade de retirar pessoas dessas áreas", completou.

Na segunda-feira, a chuva que atingiu São Paulo deixou a cidade em estado de atenção das 16h até as 19h45. Segundo o CGE, em 24 horas choveu 65 mm na cidade, o equivalente a 32% do volume esperado para todo o mês de dezembro, que é de 201 mm.

Após o registro de diversos pontos de alagamento na cidade, Barakat aconselha que a população nunca tente enfrentar situações de risco. "Nunca tente enfrentar um alagamento. Fique, sempre que possível, em local seco e seguro. Procure sempre olhar a previsão do tempo", afirmou.

De acordo com Barakat, o monitoramento das áreas de risco está sendo feito pelo CGE e o trabalho em conjunto com a população pode ajudar a evitar desastres. "A cada 10 minutos nós temos como saber o comportamento (alterações) dos rios e córregos da cidade. Não há nenhum risco de transbordamento", explicou o especialista.

De acordo com a Climatempo, a previsão para esta terça é de temperaturas máximas em torno de 22ºC ao longo do dia. A área de instabilidade permanece sobre a região Sudeste, provocando chuvas, mas de menos intensidade em São Paulo.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade