0

SP entra em estado de atenção por baixa umidade do ar

3 set 2010
11h53
atualizado às 15h06

A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção na manhã desta sexta-feira devido à baixa umidade relativa do ar. Às 11h30, o índice estava em 25%, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências. Ainda de acordo com o CGE, esse índice de umidade pode diminuir ainda mais durante a tarde.

Camada de poluição gerada pelo ar seco encobriu a paisagem na zona sul de São Paulo
Camada de poluição gerada pelo ar seco encobriu a paisagem na zona sul de São Paulo
Foto: Raphael Falavigna / Terra

A recomendação é que a população evite atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17h e não pratique exercícios entre as 11h e 15h. É aconselhável a ingestão de bastante líquido para evitar problemas de desidratação.

A Defesa Civil alerta ainda às pessoas para que não coloquem fogo em terrenos baldios e vegetação seca, pois a baixa umidade relativa do ar pode aumentar as chances de incêndio nas pastagens e florestas. Nos meses em que ocorrem poucas chuvas é comum que a umidade do ar fique reduzida, o que causa um aumento nos níveis de dióxido de enxofre e material particulado, devido às piores condições de dispersão. Isso propicia o surgimento ou agravamento de doenças respiratórias, cardiovasculares e oculares.

Fonte: Redação Terra
publicidade