PUBLICIDADE

Cidades

SP: em minoria, manifestantes encerram protesto durante trajeto

Com baixa adesão, protesto foi interrompido na Liberdade, enquanto alguns queriam ir até a Assembleia Legislativa; dois foram detidos

5 out 2013 - 00h49
(atualizado às 01h08)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Na pauta da manifesta&ccedil;&atilde;o, a oposi&ccedil;&atilde;o &agrave; Copa do Mundo no Brasil, o apoio aos professores do Rio de Janeiro e cr&iacute;ticas ao governo de Geraldo Alckmin</p>
Na pauta da manifestação, a oposição à Copa do Mundo no Brasil, o apoio aos professores do Rio de Janeiro e críticas ao governo de Geraldo Alckmin
Foto: Vagner Magalhães / Terra

Um grupo de cerca de 150 manifestantes participou de um protesto pelas ruas da capital paulista na noite desta sexta-feira, interrompendo o trânsito na avenida Paulista, na rua da Consolação e na avenida da Liberdade, local em que aconteceu a dispersão. Houve um princípio de correria na rua Barão de Itapetininga, quando ocorreu uma tentativa de depredação de agências bancárias, sem sucesso. Pelo menos duas pessoas foram detidas. No momento da dispersão, o grupo não superava 100 pessoas, o que àquela altura era menor do que o número de policiais militares que acompanhou o protesto.

Na pauta da manifestação, a oposição à Copa do Mundo no Brasil, o apoio aos professores do Rio de Janeiro e críticas ao governo de Geraldo Alckmin (PSDB) em São Paulo e do peemedebista Sérgio Cabral no Rio de Janeiro. Manifestantes mascarados, adeptos à tática Black Bloc estiveram presentes.

Durante o trajeto, os manifestantes efeturaram a primeira parada em frente à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Fazendo uso de um megafone, os manifestantes reclamaram do ensino público do Estado e chegaram a ameaçar uma invasão ao prédio, o que não se concretizou. Policiais militares se postaram em frente ao portão do prédio, mas não houve qualquer incidente.

Pouco depois, já na rua Barão de Itapetininga, houve correria e alguns manifestantes tentaram quebrar vidros de agências bancárias. Pelo menos duas luminárias públicas foram destruídas. Na correria, duas pessoas foram detidas pela polícia e encaminhadas para a delegacia.

O grupo seguiu então até a praça da Sé. Ao chegarem à avenida da Liberdade, já em número menor do que o dos policiais, resolveu-se encerrar o protesto. Um grupo queria prosseguir até a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no Ibirapuera, mas foi voto vencido.

<p>Pelo menos duas pessoas foram detidas nas manifesta&ccedil;&otilde;es</p>
Pelo menos duas pessoas foram detidas nas manifestações
Foto: Vagner Magalhães / Terra

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade