PUBLICIDADE

SP: edital para nova linha do Metrô entre capital e ABC sairá em agosto

A Linha 18-Bronze ligará São Bernardo do Campo até a estação Tamanduateí, em São Paulo

5 jun 2013 - 18h22
(atualizado às 18h30)
Compartilhar
Exibir comentários

O edital de licitação da nova Linha 18-Bronze, que ligará São Bernardo do Campo até a estação Tamanduateí, em São Paulo, será publicado até agosto, segundo o governo do Estado de São Paulo. A via metroviária vai passar por São Caetano do Sul e por Santo André, no ABC Paulista, e operar com o sistema de monotrilho, usado em outras grandes metrópoles do mundo como Nova York, Chicago, Sidnei e Osaka. Segundo o governo, essa é a alternativa de custo mais baixo para a expansão da rede do Metrô em São Paulo. A implantação, operação e manutenção ficarão a cargo de uma concessionária patrocinada, nos termos do modelo de Parceira Público-Privada (PPP).

“Os investimentos são da ordem de R$ 3,01 bilhões, sendo 55% de aportes públicos e 45% aplicados pelo setor privado”, disse o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Julio Semeghini. A Linha 18 Bronze terá 12 estações, 14,3 quilômetros de extensão e será composta por 23 trens. A demanda estimada é de 365 mil passageiros por dia útil.

O trajeto irá da estação Tamanduateí (Linha 2 – Verde do Metrô e Linha 10 Turquesa da CPTM) até o Paço Municipal de São Bernardo, interligando a região do ABC e o Sistema Metroferroviário da Região Metropolitana de São Paulo. A infraestrutura abrange um pátio de manutenção e manobras.

De acordo com o governo do Estado, a concessão patrocinada, com prazo previsto para 25 anos, já passou por audiência pública para tornar disponível ao mercado o modelo de Parceria Público-Privada e dar suporte às empresas interessadas nas informações do projeto. “Em razão do convênio com o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), haverá desoneração de ICMS em obras civis, sistemas e material rodante”, disse Julio Semeghini.  

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade