PUBLICIDADE

SP: documento diz que Sabesp já faz rodízio noturno de água

16 abr 2014 - 09h27
(atualizado às 09h28)
Compartilhar
Exibir comentários

Um documento interno da Prefeitura de São Paulo relata que a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou ao Comitê Gestor dos Serviços de Água e Esgoto da capital que já está reduzindo em 75% a pressão da água fornecida na cidade entre meia-noite e 5h. O documento foi distribuído nesta terça-feira a gestores municipais, segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo.

Segundo especialistas ouvidos pela publicação, a medida indica racionamento de água durante a madrugada, mas a Sabesp nega a prática. O ofício foi assinado pelo secretário municipal de Governo, Francisco Macena, com a data desta terça. Segundo o documento, o comitê gestor que acompanha o contrato de concessão do serviço de saneamento da capital foi informado que a pressão da água na rede de distribuição da cidade está sendo reduzida de madrugada de aproximadamente 40 metros de coluna d’água (m.c.a.) para 10 metros de coluna d’água.

O m.c.a. é a unidade que mede a pressão da água na rede a partir dos reservatórios de distribuição. Quanto menor o índice, menor o alcance da água. Os casos de falta d’água na capital começaram a se intensificar em fevereiro, logo após a Sabesp tornar público que o Sistema Cantareira, que abastece 47,3% da Grande São Paulo e parte da capital, estava em crise.

Nesta quarta, o nível no sistema subiu 0,3%, chegando a 12,3 % de sua capacidade, por causa da chuva que atingiu a região nos últimos dias. O índice mais baixo da história foi registrado nesta terça, com 12% da capacidade.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade