PUBLICIDADE

SP: com umidade em 12,6%, Campinas entra em estado de alerta

25 ago 2010 - 19h59
Compartilhar

A Defesa Civil de Campinas declarou Estado de Alerta na cidade devido ao baixo índice de umidade relativa do ar (URA). Segundo Instituto Agronômico de Campinas, o índice chegou a 12,6% na tarde desta quarta-feira. Para o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), os valores abaixo dos 20% oferecem risco à saúde.

infográfico, info, umidade, ar
infográfico, info, umidade, ar
Foto: Arte / Terra

Há 41 dias não chove em Campinas, o que, segundo o Cepagri, aumenta o risco de incêndios. As altas temperaturas registradas nos últimos dias agravam o quadro, com uma variação entre 15°C a 30°C.

De acordo com o Cepagri, a umidade deve permanecer baixa nesta quinta e sexta-feira. Os problemas mais comuns em situações como essa são dores de cabeça, tontura, náusea, irritação nos olhos, nariz e garganta, gripes, viroses e outras doenças respiratórias e alérgicas.

"Se for inevitável exposição aos raios solares, as pessoas devem se proteger com chapéu e filtro solar e usar roupas leves. Mas a medida mais importante sem dúvida é tomar bastante água", disse a médica pediatra Maria Fernanda Haddad, coordenadora municipal da Saúde da Criança de Campinas.

Maria Fernanda informa ainda que crianças, idosos e pessoas com qualquer debilidade de saúde são mais agredidas por este conjunto de fatores, o que exige maior atenção por parte dos profissionais de saúde.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, a população deve ingerir bastante água e sucos e a alimentação deve ser farta de verduras e frutas. As pessoas devem também manter o ambiente úmido com vaporizador e até toalhas molhadas ajudam. É recomendável evitar exposição direta ao sol no período do dia em que os raios ultravioletas são mais intensos, entre 10h e 16h.

São Paulo

Em São Paulo, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) informou que a cidade registrou às 13h o nível mais crítico de umidade no ano: 13%. A temperatura estava em 31°C às 15h10. O recorde de 2010 havia sido 15% na última sexta-feira. Não há previsão de chuvas significativas até o final do mês.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra