PUBLICIDADE

SP: com novos trens, Metrô quer reduzir intervalo de viagens

20 jan 2012 - 12h32
(atualizado às 12h38)
Compartilhar
André Naddeo
Direto do São Paulo

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), entregou na manhã desta sexta-feira duas novas composições do Metrô, que foram reformadas com novos sistemas de ar condicionado e câmeras de vigilância. Os dois novos trens, o sétimo e oitavo entregues até aqui na gestão do tucano, vão integrar as linhas 1 (Azul, norte-sul) e 3 (Vermelha, leste-oeste). O objetivo é reduzir o tempo de espera nas plataformas para até 90 segundos.

Alckmin entregou novas composições aos usuários do Metrô
Alckmin entregou novas composições aos usuários do Metrô
Foto: André Naddeo / Terra

Conheça a história do Metrô de São Paulo

Até 2014, serão integrados às duas linhas, de forma gradativa, um total de 98 trens (48 para a Linha 1 e 42 para a Linha 3), num investimento total do Estado na ordem de R$ 1,75 bilhão, via consórcio formado por três empresas do ramo.

"Se fizermos as contas, como cada trem possui seis carros, serão entregues no total 588 carros para a população. Com isso, até 2014, vamos diminuir o intervalo das composições de 105 segundos, na Linha 1, para 90 segundos, na hora do rush. O mesmo acontecerá na Linha 3, onde diminuiremos o tempo de 105 para 85 segundos", explicou o governador.

Questionado sobre os problemas de superlotação que afetam a rede, principalmente nos horários de pico, Alckmin mais uma vez se apoiou nos números para exaltar as melhorias no transporte público do seu mandato à frente do estado paulista.

"Isso não acontece todos os dias. Somente o Estado de São Paulo, para vocês terem uma ideia, dá conta de 70% do transporte público brasileiro. Os outros 30% são outras capitais, como Salvador e Rio de Janeiro, somadas. Acho que isso explica o quanto estamos investindo permanentemente nesta questão", afirmou, sem citar a fonte deste levantamento.

Duas mil pessoas a mais por trem

Além das câmeras de vigilância (quatro internas por carro e duas externas na cabeceira da composição) do sistema de ar condicionado, os trens modernizados vão oferecer ainda aos usuários informações audiovisuais e em braile sobre cada estação, junto a um maior controle de frenagem e tração e componentes eletrônicos que vão diminuir o consumo de energia. /p>

"Cada um destes trens comporta duas mil pessoas. Vamos aumentar, já até 2013, a capacidade do Metrô em 20%. E como o Brasil é um país tropical, é fundamental também que tenhamos um bom sistema de ar condicionado", completou Alckmin.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade