PUBLICIDADE

SP: com drenos, prefeitura libera abertura do Center Norte

6 out 2011 - 20h21
(atualizado às 21h41)
Compartilhar

A prefeitura de São Paulo anunciou na noite desta quinta-feira, por meio de nota, que está revogada a suspensão das atividades do shopping Center Norte. O grupo de acompanhamento do caso analisou um relatório técnico entregue hoje sobre a execução de medidas de segurança. O estabelecimento, que havia sido fechado por risco de explosão em função de gás metano localizado no subsolo da construção, reabrirá na sexta-feira.

Kassab realizou uma visita ao shopping Center Norte, em São Paulo, que havia sido fechado por risco de explosão
Kassab realizou uma visita ao shopping Center Norte, em São Paulo, que havia sido fechado por risco de explosão
Foto: Aloísio Maurício / Terra

Em nota divulgada, o shopping confirmou que voltará a funcionar normalmente amanhã e afirmou que comunicará aos lojistas e funcionários para que retomem suas atividades, inclusive no Lar Center.

Mais cedo, o prefeito Gilberto Kassab (PSD), em vistoria à área do shopping, afirmou que um laudo da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) comprovava a instalação de drenos que afastavam a possibilidade que o metano se espalhasse pelo interior do estabelecimento.

Além disso, a Cetesb suspendeu a multa diária de R$ 17,45 mil aplicada ao shopping. O órgão afirmou, contudo, que ainda são necessárias a continuidade de medições para confirmar a eficiência e a eficácia do sistema. Além disso, a companhia ainda determina que o Center Norte complemente as investigações em outras áreas do empreendimento, de 300 mil m² e 331 lojas, para se verificar a necessidade de ampliação do sistema de exaustão do metano. O centro comercial também terá que complementar as investigações nas áreas do Lar Center e supermercado Carrefour.

O estabelecimento deverá realizar, com um prazo de 120 dias, uma investigação sobre as áreas do entorno do shopping. O presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, que também participou da visita feita nesta tarde, afirmou que os funcionários do shopping não terão prejuízos devido aos dias parados. "A preocupação era com a integridade física dos trabalhadores e, por isso, apoiamos todas as atividades da Cetesb e da prefeitura. Também negociamos que a área patronal que nenhum trabalhador, com a interdição, tivesse nenhum prejuízo, muito menos a demissão", afirmou Patah.

A região do shopping, ao lado da Marginal Tietê, entrou para a lista de áreas contaminadas críticas em função da existência de gás metano no terreno que, durante décadas - antes da construção do centro -, serviu como depósito de lixo. No dia 28 de setembro, foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o shopping e o Ministério Público que determinava que o estabelecimento teria 20 dias para cumprir a instalação de drenos de extração de gases, ampliar investigações e monitorar toda a área do shopping. Apesar do acordo, o fechamento persistiria até que as exigências fossem cumpridas.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade