PUBLICIDADE

SP: com crise, palácio e prefeitura passam a usar menos água

Sede da prefeitura e residência de Alckmin diminuíram o consumo de água nos últimos meses diante da crise de água

12 nov 2014 - 14h33
(atualizado às 15h07)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Governador se reuniu com a presidente Dilma nesta semana para falar sobre obras na região das represas</p>
Governador se reuniu com a presidente Dilma nesta semana para falar sobre obras na região das represas
Foto: Diário de SP

A crise de abastecimento de água que atinge a cidade de São Paulo em 2014 já repercute, há um bom tempo, dentro dos prédios onde o prefeito Fernando Haddad e o governador Geraldo Alckmin passam a maior parte do dia. Segundo dados do governo estadual, o Palácio dos Bandeirantes, residência oficial do governador, conseguiu o bônus oferecido pela Sabesp por reduzir em pelo menos 10% o consumo de água pelo sétimo mês seguido.

Campanha #SomosTodosCascão pede banho com moderação em SP

Tubulação furada desperdiça água em área nobre de São Paulo

ONG faz propaganda provocante por economia de água em SP

Grupo fará dança da chuva para aumentar nível do Cantareira

Falta de água faz até Cascão implorar por chuva em SP

É claro que existe um esforço redobrado do governo em dar o exemplo aos moradores da cidade, já que a economia de água é uma das armas para evitar o racionamento oficial, que não está em vigor apensar de muitos moradores relatarem falta de água constante em alguns bairros.

Segundo o governo, em outubro deste ano, o Palácio dos Bandeirantes registrou um consumo de 1.354m³, volume abaixo da meta estabelecida pela concessionária de 1.462m³. Segundo a assessoria de Alckmin, a principal medida de redução no consumo foi a implantação do programa de uso racional da água.

Foto: Divulgação

Palácio dos Bandeirantes, residência oficial do governador de São Paulo

Na região central de São Paulo, no Edifício Matarazzo, sede da prefeitura, também há controle no uso da água pela equipe de Haddad. Segundo a administração municipal, o consumo médio mensal da prefeitura de janeiro a setembro foi de 803 metros cúbicos, o que representa redução de 4% frente à média mensal de 2013, que foi de 833 metros cúbicos.

<p>O prédio da prefeitura, no centro, relatou que também tem economizado água</p>
O prédio da prefeitura, no centro, relatou que também tem economizado água
Foto: Reprodução

As medidas de economia acontecem em meio a pior crise hídrica da história de São Paulo. Nesta quarta-feira, o Sistema Cantareira - que já contabiliza a utilização da segunda cota do volume morto – operava com apenas 11% de sua capacidade. A situação é ainda mais crítica no Sistema Alto Tietê, que opera com apenas 7,8% de sua capacidade.

PT e PSDB debatem crise

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), apresentou na segunda-feira à presidente Dilma Rousseff (PT) um pacote de oito obras estruturantes, ao custo de R$ 3,5 bilhões, para o garantir o abastecimento de água no Estado. Nenhuma, porém, resolve a crise atual já que o pedido de ajuda de Alckmin não inclui obras emergenciais, as quais ele garante que já estarem em andamento. 

“Essas obras estão previstas no planejamento (do governo do Estado) e entrarão no médio prazo, ou seja, não dialogam com a crise atual. (…) O governador de São Paulo não pediu nada ao governo federal de obras emergenciais para essa crise nem para imediatamente e nem para outras obras estruturantes para até 2035”, disse a ministra do Planejamento, Miriam Belchior.

Alckmin foi ao Palácio do Planalto questionar a possibilidade de o governo federal ajudar o Estado com recursos do Tesouro Nacional ou por meio de financiamento. Dilma, no entanto, pediu um detalhamento maior por parte do Estado sobre os projetos. Um grupo de trabalho entre ministros e secretários de Estado foi criado e vai se reunir na próxima segunda-feira para discutir o planejamento.

Torneira jorra água "barrenta" em meio à seca em São Paulo :

Entre 2013 e 2014, em um período historicamente chuvoso, São Paulo viveu uma estiagem atípica. A falta de chuvas comprometeu o nível do Sistema Cantareira, que abastece parte da capital e da Grande São Paulo. De acordo com o governador de São Paulo, a região enfrenta a maior seca dos últimos 84 anos, mas os cidadãos não correm o risco de ficar em água.

“Não há esse risco, nós já temos repetido desde o início do ano. Temos em São Paulo um sistema extremamente forte, nem entramos na segunda reserva técnica. Não são obras para amanhã, as obras para amanha já estão sendo feitas”, disse o governador na ocasião.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade