PUBLICIDADE

SP: com 256 desabrigados, Cubatão decreta emergência após enchente

23 fev 2013 - 18h28
(atualizado às 18h34)
Compartilhar
Exibir comentários

A prefeita de Cubatão (SP), Marcia Rosa, decretou neste sábado estado de emergência no município da Baixada Santista, por conta das fortes chuvas que atingem a região desde a tarde de sexta-feira. Segundo a prefeitura, a medida pretende proteger a vida dos cidadãos, bem como remoção dos moradores residentes nos bairros atingidos e em áreas de risco, para um local seguro. O decreto permite, ainda, compras emergenciais com menos burocracia e busca de recursos junto aos governos estadual e federal.

Segundo balanço atualizado às 17h20, a cidade contabiliza 256 desabrigados por conta da chuva. Pelo menos 241 são atendidas no Centro Esportivo Castelão, no centro da cidade, e outras 15 estão abrigadas na UME Alagoas, no Pinheiro do Miranda. Grande parte dos desabrigados veio da Água Fria, região onde o rio Pilões transbordou, inundando dezenas de casas e destruindo pelo menos 10 moradias. Segundo relatos de moradores, a água atingiu 2 metros de altura no bairro. Pelo menos 980 famílias vivem no local e foram atingidas de alguma maneira pela enchente. De acordo com o Coordenaria Municipal de Defesa Civil de Cubatão (Comdec), chega a 27 o número de pontos de deslizamentos de terra e risco de desabamento.

A chuva teve início em Cubatão por volta das 15h30 de sexta-feira, atingindo o ápice às 16h30. O índice acumulado de chuva medido em dois pontos da cidade, segundo o último registro às 10h deste sábado, foi de 199 milímetros em 24 horas na área das Cotas. Na área urbana, próximo ao posto da Comdec, choveu ainda mais: 272,2 milímetros de chuva acumulados em 24 horas.

Mortes na Baixada e no litoral

Em São Sebastião (SP), uma criança de 11 anos morreu por causa da enxurrada que atingiu a costa sul da cidade, a cerca de 130 km da capital, na noite de sexta-feira. De acordo com a prefeitura, o corpo de Tainá Simões foi encontrado na manhã deste sábado à beira do rio Boiçucanga, também conhecido como rio Itu, embaixo de escombros.

A menina estava dentro de casa com a sua mãe Leda, no bairro Boiçunanga, quando foi arrastada pela inundação. A mãe então acionou a emergência. Ela ficou ferida e continua internada em observação no pronto-socorro.

Na sexta-feira, uma queda de barreira no km 52 da rodovia dos Imigrantes matou uma mulher e atingiu 24 veículos. A via está bloqueada no sentido capital, na região de Cubatão. De acordo com a Ecovias, em duas horas, choveu de 100 a 150 milímetros. A média de janeiro e fevereiro é de 25 a 30 milímetros de chuva por dia.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade